• Painel de Controle
Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Quarta

25ºMIN36ºMAX

Coxim - Quinta

26ºMIN37ºMAX

Coxim - Sexta

25ºMIN36ºMAX

Coxim - Sábado

26ºMIN35ºMAX

Dom Antonino

Dom Antonino
08/12/2017    12h19
Uma Voz clama no deserto

 

PALAVRA - Evangelho segundo S. Marcos 1,1-8. 
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: “Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo». 

 

MENSAGEM - Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa 
num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam a preparar o Caminho. No Evangelho, temos o anúncio de JOÃO BATISTA que aponta o CAMINHO para acolher o Messias Libertador.  (Mc 1,1-8) O Texto introduz o Evangelho de Marcos, que leremos nesse ano (B): A “Boa Notícia” começa com um grande chamado à conversão. Deus já voltou seu coração para nós; resta-nos “voltar” o nosso para ele. Tudo “começou” quando João se apresentou no “deserto” de Judá para pregar. 1. Sua Missão: ser o “MENSAGEIRO” que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se... É o último dos profetas do Antigo Testamento. Não só anunciou o Messias… mas o apontou já presente no meio do povo: “No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus...” Dele falou Jesus: “É mais que um profeta… o maior dos nascidos de mulher...” 2. Sua Mensagem: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas.” Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão... O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos. É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa. Quais são os vales a serem preenchidos? (vazios, omissões...) Os montes a serem abaixados? (orgulho, vaidade, ambição...) s caminhos a serem endireitados? (egoísmo, ganância, ódio...) 3. A Reação dos ouvintes: “Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seu pecados”. 4. Seu estilo de vida: Era uma pessoa sóbria, desprendida, austera e simples... Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus… Foi no Deserto que o Povo de Deus realizou uma longa caminhada de purificação e de conversão... Deus é amigo do silêncio e se revela no silêncio... O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar, nem para ouvir um convite de Penitência. Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena do Natal em família... Gestos de solidariedade... Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… “Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre...” É com esse espírito que nos preparamos para o Natal desse ano? O “estilo de vida” de João fala tão forte como as suas palavras. 
É o testemunho vivo de um homem, que está consciente das prioridades e não dá importância aos aspectos secundários da vida, como sejam a roupa “de marca” ou o comer e beber... Em nossa vida, quais são os valores, que escolhemos? João Batista nos convida a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profética. Estamos dispostos a nos preparar para o Natal, nesse espírito de João? 5. Seu testemunho sobre Jesus: “Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo”. Ele fala de dois tipos de Batismo: Batizar com água consistia em purificar as pessoas convertidas de seus pecados. Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, consistia em comunicar às pessoas uma vida nova, transformando-as em novas criaturas. JOÃO BATISTA foi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo, para a vinda do Senhor… com a palavra e com o testemunho de vida... Deus não poderia se servir também de nós, de você, para preparar os homens de HOJE, para a vinda do Cristo, no NATAL DESSE ANO e ser uma voz de esperança, que aponta um Caminho Novo para os homens sofridos de hoje, que vivem nesse deserto da vida, escravos de tantas opressões? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 10.12.2017

 

NOTÍCIAS DIOCESANAS
Dia 08 de dezembro – Sexta Feira 
- Crismas no Quartel – 47 BI
19,30 – Jambingo, no salão paroquial.
Domingo, dia 10 de dezembro
Crismas na capela Sta. Maria (Coxim) e
1ª Comunhão na Catedral.
Churrasco na São Romão (Festa de Sta. Luzia).
Dia 11, Segunda Feira – Encontro natalino do Clero, em São Gabriel (Aparecida).
Dia 12, Terça Feira – Dom Antonino celebra na capela Sta.Luzia (Coxim).
Dia 13, Quarta Feira – Festa de Sta. Luzia na Comunidade São Romão (Missa, Procissão e Crismas).
Dia 14, Quinta feira – Conselho Pastoral na paróquia São José.


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Mais Coluna Social


Nivers
Parabéns
Notas e nivers
NIvers

Nivers
Niver
Parabéns
Parabéns!!

Inauguração Ki-malha em Sonora
DESTAQUE FAMA
Inauguração da loja Passos Calçados
Nota e niver
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.