• Painel de Controle
Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Terça

24ºMIN35ºMAX

Coxim - Quarta

23ºMIN28ºMAX

Coxim - Quinta

22ºMIN27ºMAX

Coxim - Sexta

23ºMIN29ºMAX

Dom Antonino

Dom Antonino
15/12/2017    12h33
Alegrai-vos

PALAVRA - Evangelho segundo S. João 1,6-8.19-28
Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
Alegrai-vos:O Natal se aproxima e a Liturgia é um convite à alegria porque o Senhor já está no meio de nós. É o “DOMINGO DA ALEGRIA” (Gaudete) No Evangelho João Batista dá o grande motivo da ALEGRIA:”Já está no meio de vós aquele que ainda não conheceis...” (Jo 1,6-8.19-28)
O texto apresenta inicialmente João Batista, “enviado por Deus” com uma MISSÃO concreta: “Dar testemunho da Luz”.- Essa “Luz” está no mundo, mas o mundo não a conhece. É preciso querer descobri-la, dilatando nosso coração em alegria. A vinda de Jesus ao mundo, que celebramos,  nos lembra a presença discreta de Deus em nossa história. Na segunda parte, temos o “TESTEMUNHO de João” sobre sua pessoa: Afirma não ser o Messias, nem Elias, nem o “Profeta”... É apenas a “VOZ” que clama no deserto, convidando os homens a prepararem o caminho do Senhor... É a “voz” que aponta para a única luz que vale a pena seguir: a de Jesus Cristo.
Essa “Voz” nos convida a olhar para NÓS e ver o que nos afasta do reto caminho do Senhor. - Quais as trevas que devemos abandonar, para deixar essa “Luz” brilhar?- Quais os obstáculos que nos impedem de andar nos caminhos retos de Deus?  Essa “Voz” nos convida a olhar para JESUS, pois só Ele é a “Luz” que ilumina o caminho... Deus iniciou a Criação, criando a LUZ e dissipou as trevas. Dela surgiu tudo o que existe. Ela é a vida dos homens.  * Jesus é a Luz, que ilumina as nossas ações?  - Quando celebro o nascimento de Jesus, celebro um fato do passado, ou celebro o encontro atual com alguém que é a “Luz” que ilumina a minha vida e a enche de paz e de alegria? A Missão de João Batista é hoje a nossa missão: abrir caminhos para a chegada do Messias, que é a luz das nações.Ser uma “voz” que clama no deserto, anunciando o Cristo presente no meio de nós... - A “Voz” não tem rosto, é anônima. Ela passa despercebida,transmite a mensagem e depois desaparece...- Que espécie de “Voz” somos nós?- Quais os desertos, nos quais devemos clamar? Na família... na escola... no trabalho... na sociedade ? 

DUAS ATITUDES OPOSTAS AO CRISTO QUE VEM:A atitude humilde de João:Ele não usa a missão para a sua promoção pessoal;ele é apenas uma “voz” anônima e discretaque recorda, na sombra, realidades importantes.Em nossas atividades, somos discretos e simples, de modo que as pessoas não vejam a nós, mas a mensagem que apresentamos? A atitude orgulhosa dos fariseus: Fechados em sua auto-suficiência, não reconheceram a “Luz”. Se fecharmos o coração à novidade e aos desafios que Deus nos faz,também nós não o reconheceremos. E ele continuará procurando lugar onde possa nascer...
A alegria que os anjos anunciaram em Belém aos homens de boa vontade é possível também para nós...desde que nos deixemos iluminar por essa Luz.Assim a nossa alegria será um testemunho muito forte de que Cristo já está no meio de nós.

NOTÍCIAS DIOCESANAS
6ª f., dia 15 – Missa no Presídio.
Sábado, dia 16 – Confraternização dos Catequistas da Catedral.
Domingo 17 – Gincana da Juventude, na Poli-Esportiva (13,00-18,00).
À noite, Dom Antonino dá a posse aos Freis Aclísio e José em Rio Verde.
4ª f., dia 10 – Encerramento da Novena de Natal, na Catedral.
5ª f. dia 21 – Missa solene na Sta. Expedito, inaugurando o piso da Igreja.
 Missa e confraternização na Fazendinha.                 
      


   
PUBLICIDADE
Dinapoli
PUBLICIDADE
Mais Coluna Social


Parabéns
Parabéns
Notas e niver
Parabéns

Notas
Notas e niver
Notas
Notas e mais

Notas e niver
Nivers
Notas e niver
Parabéns
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.