A Lei e o Templo
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 02 de Março de 2018
A Lei e o Templo

PALAVRA  - Evangelho segundo S. João 2,13-25. 
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: “Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio”. Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: “Devora-me o zelo pela tua casa”. Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: “Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?”. Jesus respondeu-lhes: “Destruí este templo e em três dias o levantarei”. Disseram os judeus: “Foram precisos quarenta e seis anos para construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?”. Jesus, porém, falava do templo do seu Corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem. 

MENSAGEM - Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que se acumulou... A Quaresma também é um tempo de purificação propício para renovar nossa vida cristã e purificar o nosso coração daquelas impurezas que foram se acumulando ao longo do tempo. As leituras bíblicas tratam de dois pontos fundamentais da religião judaica: a Lei de Deus e o Templo, que, com o passar do tempo, também estavam precisando de uma purificação... Cristo se apresenta como a nova Lei e o novo Templo. Na 1a Leitura Deus entrega a LEI, num contexto de êxodo e de Páscoa, como parte de uma Aliança: “Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito” Os 10 mandamentos brotavam do amor de um Deus “Libertador”.  “ Na 2ª Leitura, Paulo afirma que seu projeto de Salvação passa pela morte na cruz: “Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios” (1Cor 1,22-25) A Cruz de Cristo pode parecer loucura e sinal de fraqueza. Todavia, Deus transformou a cruz em sabedoria e caminho de salvação. No Evangelho, Jesus se apresenta como o NOVO TEMPLO… (Jo 2,13-25) O Templo era um lugar muito sagrado para os judeus.  Todo judeu devia ir ao templo ao menos uma vez por ano para oferecer um sacrifício a Deus. Estas ofertas para os sacrifícios faziam girar muito dinheiro... e provocavam abusos e exploração. O gesto ‘VIOLENTO” de Cristo não é apenas zelo de purificação do templo. É anúncio da abolição do velho templo e do culto aí celebrado. O antigo templo já tinha concluído a sua função. Surgirá um novo templo, não construído de pedras e por mãos humanas, mas o “lugar da Presença” viva de Deus: JESUS CRISTO. Passamos do templo de pedra (projeto de Davi e realizado por Salomão) ao Templo sonhado pelos profetas (fonte de vida e luz para todos os povos), para chegar ao Senhor ressuscitado, o templo verdadeiro em quem Deus manifesta a sua glória em favor de todos os homens. Caminhamos todos para um “templo definitivo”, que se identifica com o mundo inteiro, quando esse se converte em casa do Pai, isto é, a casa onde todos os homens se reconhecem irmãos. Jesus nos convida a sermos templo no qual está presente Deus e nele se oferece um verdadeiro culto em espírito e verdade... Qual o Templo que devemos purificar? Nosso coração deve ser um sinal de Deus para os irmãos. Nossas comunidades devem dar testemunho da vida de Deus. A Igreja deve ser essa “Casa de Deus” onde as pessoas podem encontrar a proposta de libertação e de Salvação que Deus oferece a todos. O “Culto”, que Deus aprecia, deve ser uma vida vivida na escuta de suas propostas e traduzida em gestos concretos de doação, de entrega, de serviço simples e humilde aos irmãos. Jesus purificou o templo de seus profanadores e nos convida a purificar também o templo de nosso coração. Qual a nossa atitude diante da Lei de Deus? É uma cerca que nos prende ou um caminho seguro para uma vida feliz? Qual o respeito que temos na casa de Deus... (antes, durante, depois…) Se Cristo voltasse hoje às nossas igrejas… o que aconteceria? A quem deveria expulsar com o chicote? A Campanha da Fraternidade nos lembra outro templo sagrado, também profanado pela ganância e violência dos “vendilhões” de hoje. A Pessoa humana é esse lugar sagrado, onde Deus quer ser respeitado e servido… Essa celebração deve nos levar a refletir sobre o ESPÍRITO com que vivemos a nossa religião: diante da Lei de Deus, nas práticas religiosas de nossa religião e no respeito à pessoa humana !… Só assim o nosso culto será realmente agradável a Deus! Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 04.03.2018

NOTÍCIAS DIOCESANAS 
Sexta Feira - dia 02 de março: 19,00 hs. Via Sacra (início no Posto de saúde do 1º de maio;
Término : perto da Pizzaria “Nossa casa”).
02 a 04 maro - Encontro diocesano dos Coordenadores e Animadores de setor (Emaús).
Domingo 04 de março: Envio dos Catequistas na Catedral (19,00 hs.).
07 de março: Início da catequese na Catedral:
18,00 hs. – Encontro com os pais e divisão das salas.
19,00 hs. – Missa, com a bênção das mochilas. 
Confraternização

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.