A SEMANA SANTA
Sexta-feira | 19 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 23 de Março de 2018
A SEMANA SANTA

Queridos irmãos e irmãs,
chegamos também este ano à Semana Maior, chamada de ´santa´, porque nos apresenta os mistérios principais da nossa religião: a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Desde o DOMINGO DE RAMOS, somos convidados, pela Liturgia da Igreja, a entrar – com Jesus – em Jerusalém. O que significa isso?
Significa fazer nosso o mistério de sofrimento e de amor de Jesus. Ele vai na Cidade Santa para cumprir o projeto do Pai: salvar a humanidade, morrendo na Cruz.
A maneira humilde (montado num jumentinho) da entrada está em sintonia com toda a sua vida: solidariedade e partilha. A não-violência, durante a Paixão é outro exemplo, para nós, que queremos um mundo diferente e melhor e esquecemos que ´a paz depende de nós´.
        5ª FEIRA  SANTA.
É o dia do amor, da Eucaristia e do sacerdócio.
“Amai-vos, como eu vos amei”. É o preceito que Jesus deixa aos seus discípulos.
E disso – como sempre – Ele nos dá o exemplo.
Antes de morrer, enquanto está ceando, lava os pés aos apóstolos, para ensinar que o amor é serviço humilde e desinteressado, atenção às necessidades dos irmãos, capacidade de dar a vida. Para ficar sempre conosco, Ele instituiu a Eucaristia. “Tomai, comei: isto é o meu Corpo”. “Eu estarei sempre convosco”. Assim, nas nossas Igrejas, nos nossos Tabernáculos, Ele está presente, como nosso Companheiro e amigo.
     “Fazei isto em memória de mim”: com estas palavras, Jesus instituiu o sacerdócio.
Se podemos participar do mistério da redenção, é porque Jesus deixou na terra os continuadores da sua obra: os sacerdotes. Eles têm o poder de perdoar os pecados, eles tornam presente Jesus nos nossos altares, eles presidem às celebrações e coordenam o trabalho do povo de Deus.
         6ª  FEIRA  SANTA.
É o dia da Morte de Jesus. É a entrega total de Jesus nas mãos do Pai, reconciliando com Ele a humanidade pecadora. Mas para fazer isso, quanto sofrimento! Jesus derramou até a última gota do seu sangue.
      Neste dia, paremos em adoração e agradecimento!
“Nós vos adoramos, Senhor Jesus e vos bendizemos, porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo”.
         SÁBADO  SANTO.
É o dia da espera. Os apóstolos e as mulheres do Evangelho – sendo dia de festa – ficaram parados, esperando o primeiro dia da semana para ir ao sepulcro e completar a obra da sepultura, feita às pressas na sexta. Nós também deveríamos nos recolher, para chegar à Vigília Pascal preparados.
        NOITE DE PÁSCOA.
É a Ressurreição de Jesus e a nossa. A solene Vigília nos apresenta, através de símbolos (fogo, luz, água) a realidade da vida nova. As leituras bíblicas nos colocam na grande história de amor de Deus para a humanidade.
Toda a Quaresma devia ser uma preparação a este momento, para renovar as Promessas batismais e caminhar com Jesus ,Homem novo , em novidade de vida.
Irmãos, se Cristo Ressuscitou, vale a pena acreditar num mundo melhor e lutar para que isso aconteça.

Dizer Páscoa é dizer passagem: 
da escravidão para a liberdade;
das trevas para a luz;
da Cruz para a Ressurreição;
dos conflitos para a paz.

Dizer Páscoa é dizer mundo novo:   
economicamente sustentável
socialmente solidário
politicamente democrático
economicamente justo
culturalmente irmanado  
religiosamente plural.

Para a nossa Coxim e Região, os meus votos de um futuro melhor e mais próspero, na união das forças e no respeito das competências.

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS.
Dom Antonino Migliore 
 Bispo Diocesano.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.