A Semente
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 15 de Junho de 2018
A Semente

A PALAVRA – Evangelho Segundo Marcos 4, 26-34
26. Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente a terra. 27. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce sem ele o perceber. 28. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. 29. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita. 30. Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? 31. É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. 32. Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. 33. Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender. 34. E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

MENSAGEM - A Liturgia desse domingo nos oferece a oportunidade de refletir sobre a Vida e a Ação da Igreja de hoje. As reações e atitudes são as mais diversas… Uns tradicionais, preocupados com as mudanças, desabafam: “A Igreja não é mais aquela… Se a Igreja não fizer alguma coisa logo, vai perder seus adeptos…” Outros, que se dizem progressistas, lutam impacientes com todos os meios, até violentos, para introduzir transformações mais eficientes… A Palavra de Deus de hoje afirma que o Reino de Deus não é obra dos homens, é obra de Deus e que a Comunidade Cristã deve ter confiança total na ação de Deus. No Evangelho Jesus compara o Reino de Deus a uma SEMENTE. (Mc 4,26-34) Jesus iniciara com sucesso sua atividade missionária. Todavia o primeiro entusiasmo foi cedendo espaço ao desânimo dos discípulos e às hostilidades dos adversários. Qual seria o futuro da missão de Jesus? O texto reflete também a situação vivida pelas primeiras comunidades cristãs. Após o entusiasmo inicial, sentem-se dominados pelo desânimo, pelas dúvidas, pelas crises e pelo abandono da fé. Marcos usa DUAS PARÁBOLAS de Jesus para superar essas crises da comunidade: A Semente e o Grão de Mostarda. Elas revelam a natureza e a dinâmica do Reino, que está acontecendo na vida de Jesus e continua se realizando na comunidade da Igreja. 1. A Parábola da Semente fixa o ritmo de crescimento do Reino de Deus: o processo é lento. O colono semeia e aguarda com paciência. A semente vai germinando e crescendo lentamente, mesmo sem a participação do lavrador. A força vital de Deus age, garantindo o sucesso da colheita, da Missão. Os frutos não dependem de quem a semeou, mas da força da semente. O crescimento do Reino depende da ação gratuita de Deus. 2. O Grão de Mostarda destaca o grandioso resultado da ação de Deus. A proposta do Reino, uma semente pequena e insignificante no começo, torna-se proposta universal, aberta a todas as nações e povos, que vão aderindo ao projeto de Deus, semeado por Jesus. Assim o Reino de Deus é uma árvore frondosa, ampla e acolhedora. As parábolas evocam a força da Palavra de Deus na vida e na ação da Igreja. O que dizem essas Parábolas para nós, hoje? Certas pessoas andam preocupadas porque os grupos são pequenos. As comunidades conscientes e comprometidas são cada vez mais raras, as equipes reduzidas, as pastorais caminhando com pouca gente. Elas têm como referência uma religião de sucesso, com estádios cheios, celebrações pomposas... Certos pais e educadores gostariam que a semente da Palavra produzisse logo os frutos da sua eficiência. E não enxergam o resultado... E angustiados se perguntam: “Vale a pena continuar semeando?” Nas parábolas, Jesus dá uma resposta, que nos restitui a alegria e o otimismo. Após ter semeado, o que nos resta fazer? Ser paciente e perseverar… SEMEAR E SABER ESPERAR… Depois de semeada, a semente germina e cresce sozinha em virtude da força que possui em si mesma. Não depende dos métodos utilizados pelo semeador. O tempo da colheita virá, mas só Deus sabe o dia e a hora.    Ninguém pode apressar o Reino de Deus. Qual é a nossa atitude diante do agricultor, que SEMEIA com generosidade e sabe ESPERAR com paciência? Temos FÉ na força íntima da semente, mesmo quando não vemos os frutos? Estamos convencidos de que o Reino de Deus é mais obra de DEUS, do que fruto do trabalho humano? Vale a pena semear!... Só assim poderemos colher!... 
Na Semana de 17 a 24 de Junho, celebramos na Igreja do Brasil a 33ª Semana do Migrante, e o dia 24 de junho, domingo, o Dia Nacional do Migrante. Neste ano, o tema/lema escolhido é: “A vida é feita de encontros: Braços abertos sem medo para acolher”
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 17.06.2018

NOTÍCIAS DIOCESANAS
Sexta-feira 15 de junho
06,00 hs – Missa na Catedral.
Os grupos de jovens Ágape e JPJ animam a Festa Junina na Fazendinha.
15 – 17 de junho
Encontro do ECC (Encontro de Casais com Cristo) no Emaús.
Sábado dia 16 de junho 
15,00 – Atividades para crianças na Sto. Expedito.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.