Rejeitado entre os seus
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 06 de Julho de 2018
Rejeitado entre os seus

PALAVRA – Evangelho Mc 6, 1-6
Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele.
Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. 
Na realização dos seus planos, Deus sempre chama e envia pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. As leituras falam de três escolhidos por Deus para serem instrumentos de sua Palavra: Um Profeta desterrado... Um “carpinteiro”, filho de Maria; Um que reconhece suas fraquezas... A 1a Leitura fala da Missão de EZEQUIEL. (Ez 2, 2-5) Vemos os elementos da vocação profética: A Iniciativa é sempre de Deus; O chamado é um “filho de homem”; A Missão é ser a VOZ DE DEUS no meio do povo. Na 2a Leitura, PAULO fala da sua experiência: as dificuldade encontradas no seu apostolado. (2 Cor 12, 7-10)
Paulo assegura aos cristãos de Corinto, que Deus atua e manifesta seu poder no mundo através de instrumentos fracos e limitados. Deus garante a Paulo e a todos os que têm algum tipo de “espinho”: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. No Evangelho, encontramos a experiência de CRISTO. (Mc 6, 1-6) Jesus volta a Nazaré e ensina na sinagoga. O povo se admira da sabedoria, dos milagres… e, perplexo, se pergunta: “Quem é esse homem? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria?” Este Jesus não podia ser o Messias esperado. Eles esperavam um guerreiro como Davi, sábio como Salomão. Não um humilde carpinteiro. Eles o conheciam muito bem: o carpinteiro, filho de Maria, não poderia ser o enviado de Deus… Sua Palavra escandaliza, sua mensagem gera oposição e sua vida cria conflitos. Não conseguem reconhecer em Jesus o Messias esperado e o rejeitam. Até os parentes de Jesus não aderem à sua mensagem. Quantas desculpas para não aceitar “os Pastores”, ou a sabedoria dos “leigos”? JESUS, decepcionado, concluiu: “Um Profeta não é estimado entre os seus”. Mas apesar da incompreensão, continuou fiel aos planos do Pai... Quem são os Profetas? Os “profetas não são pessoas extintas do passado, mas são uma realidade com que Deus continua a contar ainda hoje para intervir no mundo. Todo “batizado” tem a sua história de vocação profética... O Profeta não é o encarregado de fazer milagres e prever o futuro. Deus espera dele uma coisa: que transmita a sua palavra. Deus não tem boca e precisa de alguém para ser a sua “Voz”.
Para isso, deve escutar a mensagem de Deus e deixar que ela penetre até o íntimo do coração… E depois anunciá-la com entusiasmo e fidelidade. Como desempenhar a missão de Profeta? Ele deve estar em comunhão com Deus e atento à realidade humana. E intervém, em nome de Deus, para denunciar, para avisar, para corrigir. A denúncia profética implica, muitas vezes, a perseguição, o sofrimento, a marginalização e, em muitos casos, a própria morte... Normalmente, Deus não se manifesta na força, no poder, nas qualidades que os homens admiram tanto. Ele vem ao nosso encontro na fraqueza, na simplicidade, nas pessoas mais humildes e despretensiosas... As nossas limitações humanas não podem servir de desculpa para não realizar a missão que Deus nos confia. Se ele nos pede um serviço, também nos dará a força para superar os nossos limites e para cumprir o que nos pede. Jesus não fez milagres em Nazaré, porque não acreditaram nele... Só a fé dá condições para que os milagres aconteçam...
Hoje, afirma-se que “Santo de casa não faz milagre”. Por que será? A culpa é dele ou nossa? Conhecemos pessoas, ignoradas ou rejeitadas na própria Comunidade, que fazem grande sucesso lá fora?  Por que será? A Liturgia nos apresenta três exemplos bonitos: Ezequiel, Paulo e Jesus. Diante das dificuldades, nenhum desistiu. Lutaram e venceram. Nós também podemos nos sentir na mesma situação: O testemunho, que Deus nos chama a dar, realiza-se, muitas vezes, no meio de incompreensões e oposições… Frequentemente nos sentimos desanimados e frustrados porque não somos entendidos, nem acolhidos. Temos a sensação de que estamos perdendo tempo… Jesus nos convida a nunca desanimar, nem desistir: Ele sabe como transformar um fracasso num êxito. Qual a nossa atitude? Nós continuamos a ser a “Voz” de Deus na comunidade, na família, mesmo diante das contrariedades e adversidades? Valorizamos as pessoas que atuam com dedicação em nossa comunidade, acolhendo-as como a “Voz” de Deus? Façamos nossa profissão de fé, não apenas em Deus, mas também nas pessoas com quem convivemos… E veremos, que os santos de casa também farão milagres… Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 08.07.2018

NOTÍCIAS DIOCESANAS
De 06 a 08 de julho -  Cursilho Jovem (Emaús).
13 de julho – Início da Festa do Divino:
06,00 – Alvorada festiva (início: 06,00 hs. – Casa do Bispo)
18,30 – Hasteamento da Bandeira – 1º dia da Novena.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.