Juiz ou Salvador?
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 13 de Março de 2015
Juiz ou Salvador?

PALAVRA - Evangelho segundo S. João 3,14-21. 
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más ações odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.
MENSAGEM - A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes de nossa vida cristã.Muitas vezes somos levados a ter de Deusa imagem de um juiz severo e castigador...Será essa a verdadeira imagem de Deus que devemos ter?A Bíblia tem uma imagem bem diferente:Um Deus Criador e Amigo..., que dialoga com Adão...Um Deus que faz uma Aliança de amizade com o seu povo...Um Deus-conosco (“Emanuel”)..., que caminha com o povo...Um Deus que liberta..., e salva...Um Deus misericordioso, que perdoa...Um DeusPai...,sempre disposto a acolher o filho pródigo...O castigoé um remédio extremo para que se arrependa e volte à amizade.A 1a leiturarevelaa Justiça e a Misericórdia de Deusno tempo do exílio e da libertação.  (2Cr 36,14-16.19-23). É um resumo da História da Salvação,em três momentos:O Pecado do homem,o Castigo eo Perdão de Deus.O Povo foi infiel à Aliança. Por isso, Jerusalém foi destruída e sua elite foi deportada para a Babilônia.Mas Deus não abandona o povo, apesar das infidelidades. O povo arrependido voltou seu coração para Deus eDeus o conduziu de volta à sua terra.Deus é mais misericórdia, do que justiça...Na 2a Leitura Paulo afirma: “Deus é rico em misericórdia..., deu-nos a vidajuntamente com Cristo,quando estávamos mortos por causa de nossas faltas.” (Ef 2,4-10).A Salvação é um dom de Deus: a salvação, presente de Deus,chega a nós mediante a fé em, por e com Cristo...No Evangelho,Jesus se revela como Salvador e não Juiz.A missão de Cristo no mundo e na história é salvar e não condenar. (Jo 3,14-23).É a conclusão do diálogo de Jesus com NICODEMOS, que nas”trevas da noite”, vem falar com Jesus à procura de “Luz”.No final, descreve o projeto de Salvação de Deus:”Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu próprio filho e este não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo”.No deserto, os hebreus olhavam para a serpente levantada por Moisés como sinal de cura elibertação.Faz lembrar a cruz onde foi levantado o Filho do homem.Da Cruz de Jesus brota a vida e a saúde para toda a terra.Ao olhar com fé para esse sinal, ficamos curados...O texto nos convida a contemplar uma História maravilhosa:O Amor de Deus oferece ao homem vida plena e definitiva.Aos homens compete aceitar ou não o dom de Deus.Jesus não veio condenar e excluir ninguém da salvação.Ele é a luz divina enviada ao mundo para mostrar o caminho da verdade e da vida que conduz a Deus. As pessoaspodem rejeitar Jesus e sua missão, permanecendo nas trevas do egoísmo, rejeitando Jesus e sua missão;ou então aceitar Jesus e seguir seu projeto, deixando-se envolver pela luz da fé e dasalvação.João define o caminho para chegar à vida eterna: 
CRER EM JESUS: - Não é uma mera adesão intelectual a umas verdades, mas acolher JESUS enviado pelo amor do Pai para salvar os homens.É escutar Jesus, acolher a sua mensagem e segui-lo nesse caminho. É deixar as trevas e caminhar para a Luz… É aceitar essa Luz...Isso supõe desfazer-se de muitos projetos pessoais.E o julgamento final como fica? Muitosimaginam um Deus severo, que vai analisar tudo com rigor até os mínimos detalhes.Seria então Eleum Pai, que ama os bons e os maus, como ensinou Jesus?Segundo João, o julgamento não é pronunciado por Deus, mas pela escolha que cada um faz diante da Luz de Cristo.”Quem nele crê, não é condenado.Mas quem não crê, já está condenado...A Luz veio ao mundo,mas os homens preferiram as trevas.”Por isso, a decisão no julgamento:não é propriamente Deus que faz... somos nós que escolhemos... não é apenas no fim do mundo, mas é aqui e agora.Cada instante da vida é tempo de salvação ou de condenação...Salvam-se os que praticam a Verdade e se aproximam da “Luz”.Condenam-se os que praticam o mal e preferem as “trevas”.A salvação é um dom gratuito de Deus oferecido a todos... Tudo depende da nossa aceitação ou não à proposta de Cristo.O Evangelho fala do amor de Deus que chega ao ponto de dar o seu próprio Filho e insiste também na responsabilidade do homem, que deve fazer uma escolha diante dessa proposta de amor.Cristo quer ser o nosso Salvador, não o nosso Juiz...Qual será a nossa escolha? Preferimos a Luz ou as Trevas? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa
Notícias Diocesanas
13 a 15 – Encontro de Formação Neo-Catecumenato (Emaús)
16 a 17 – Conselho Regional e outras reuniões, em Campo Grande
19 - São José – Padroeiro da Diocese e de Coxim.
Celebração, na Catedral, do Padroeiro da Diocese.
Promulgação do XIII Plano Diocesano de Evangelização.
Celebração dos 10 anos de Ordenação Presbiteral dos Padres André, Fábio e Lourival

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.