A Tempestade
Sábado | 20 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 19 de Junho de 2015
A Tempestade

PALAVRA - Evangelho segundo S. Marcos 4,35-41. 
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». 
Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta, e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-n’O e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?». Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». 
MENSAGEM - Olhando o mundo em que vivemos, muitas vezes temos a sensação de estar num mar agitado e perturbado. Onde está Deus nesses momentos de tempestade? O homem não está sozinho, abandonado à própria sorte; Deus está sempre presente e atento na “barca” de nossa vida, mesmo quando parece estar “dormindo”. Basta acreditar nessa presença constante e atuante.
No Evangelho, temos a experiência dos Apóstolos: Jesus está na barca dos discípulos e acalma a TEMPESTADE. (Mc 4, 35-41) É noite… Jesus está cansado… dorme… Surge a tempestade… Os Apóstolos apavorados… o acordam… Jesus está presente no barco dos discípulos, acalma a tempestade e os questiona: “Por que estais com medo, homens de pouca fé?” E eles: “Quem é esse homem a quem até o vento e o mar obedecem?” 
Detalhes a aprofundar: “Mar” e “noite” significam uma realidade de medo, sem perspectivas... O “barco” é o símbolo da comunidade de Jesus que navega pela história... Jesus está no “barco”, mas é conduzido pelos discípulos... Para a “outra margem”, ao encontro dos pagãos... Jesus “dorme”: é a sua aparente ausência ao longo da “viagem”. A “tempestade” significa as dificuldades que o mundo opõe à missão... Jesus aparece como o Deus que é capaz de dominar o mar e as forças hostis. “Quem é esse homem?” Os discípulos reconhecem que Jesus é o Deus presente no meio dos homens, e a quem são convidados a aderir, confiar e obedecer com total entrega. O texto não é uma crônica de viagem de Jesus com os discípulos no lago. É uma Catequese sobre a caminhada dos discípulos em missão no mundo, escrita numa época em que a Igreja enfrentava sérias “tempestades”... Para enfrentá-las, os discípulos não devem temer, porque não estão sozinhos... A Palavra de Jesus acalma a tempestade, fortalece a fé dos discípulos e assegura a vitória sobre  todas as forças hostis. Nós também às vezes no mar agitado da vida nos sentimos sós e incapazes de reagir. Na Barca de nossa vida: desanimados… preocupados… “Deus se esqueceu de mim!”  Esquecemos que Cristo está conosco… Na Barca de nossa família: com ondas agitadas de problemas familiares: O Cristo está presente nela? Ele tem um lugar nela? Na Barca da Igreja: preocupados com as seitas... os escândalos... Cristo nos garante: “Estarei convosco até o fim dos tempos…” “As portas do inferno não terão vez contra ela” No Barco dos migrantes e refugiados, que partem esperançosos e percebem que “o Mundo não é a Pátria de todos”.  
  E são recebidos com indiferença, ou até com violência, porque NÃO EXISTE JUSTIÇA PARA TODOS.
Nessas horas, nossa fé fica transtornada e murmuramos como Jó…. Ou trememos como os discípulos no lago... “Onde está Deus?” Parece que está dormindo... Deve ser acordado... O silêncio de Deus nos desconcerta e nos incute medo... Deus deixa as coisas aconteceram e no momento oportuno manifesta o seu poder. Jesus censura a falta de fé dos apóstolos: “Por que duvidastes, homens de pouca fé?” Eles só se lembram dele quando se encontram numa situação desesperadora. Quantos cristãos que só pensam em Deus, na hora de “tempestade”... No final da narrativa, os discípulos se perguntam: “Quem é este homem, a quem até o vento e mar obedecem?” Na Bíblia, aparece que só Deus tem o poder de dominar as ondas do mar. Essa narrativa de Marcos, que no evangelho deseja mostrar “quem é Jesus”, revela que em Jesus reside a mesma força de Deus. É uma Resposta à pergunta: “Quem é Jesus” e uma Profissão de fé de Marcos na divindade de Cristo. Ele se manifesta com poder divino. Podemos confiar Nele!... Renovemos também nossa fé em Jesus e dele receberemos novo vigor para enfrentar as tempestades da vida. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 21.06.2015
Notícias  Diocesanas
19 a 21 junho
PJ no Emaús. - Segunda etapa da Escola de Coordenadores da Pastoral da Juventude.
Sábado - 20 junho 
- Crismas na capela do Cerradinho (Paróquia São José).
Domingo – 21 junho 
- Dom Antonino celebra no Assentamento N.S. Aparecida (Paróquia São Francisco).
23 e 24 junho 
- Dom Antonino celebra em Camapuã, na Festa do Padroeiro, São João Batista.
25 de junho 
- Dom Antonino celebra na Capela São Pedro de Pedro Gomes.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.