A Missão
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 10 de Julho de 2015
A Missão

PALAVRA - Evangelho segundo S. Marcos 6,7-13. 
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demônios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos. 
MENSAGEM - A Liturgia de domingo nos convoca à MISSÃO de anunciar Jesus Cristo, com a fé e com as obras. A MISSÃO é o tema central desse domingo. As Leituras bíblicas ilustram com alguns exemplos: Na 1a Leitura, temos a Missão de AMÓS: (Am 7, 12-15) Após a morte de Salomão, o reino por ele deixado dividiu-se em dois: Israel ao norte e Judá ao Sul. No Reino do Norte, a prosperidade das classes favorecidas contrastava com a miséria das classes baixas. O Rei, para se firmar no poder, manipulou a própria religião: Proibiu as peregrinações a Jerusalém (no sul), criou o templo de Betel, pagava os sacerdotes e custeava os cultos solenes do templo, mas em troca de um apoio político… Nesse ambiente, Amós, um humilde Pastor do Sul, é enviado a profetizar no Norte, para denunciar as injustiças cometidas pelo rei e pelas classes dominantes. Sua palavra incomoda os “poderosos” e sofre forte rejeição e oposição. - No texto, Amós entra em conflito com Amasias, o sacerdote oficial, que administra o santuário de Betel, aliado aos interesses do rei e é expulso: “Sai daqui, vá para Judá… Come lá o teu pão e profetiza por lá...” Amós responde que não é profeta de profissão. É de vocação: “Sou vaqueiro e cultivo figos silvestres. Mas o Senhor me tirou do rebanho e me ordenou: VAI PROFETIZAR o meu povo, Israel.” Amós não se compromete com as amarras humanas do poder... A 2ª Leitura é um Hino que exalta o Plano de Deus: Deus nos escolheu antes da criação do mundo e nos predestinou a sermos seus filhos adotivos, em Cristo (Ef 1, 3-14) No Evangelho, temos a Missão dos Apóstolos: (Mc 6, 7-13) Jesus CHAMA os 12 e os ENVIA dois a dois a pregar. O texto é uma Catequese sobre a Missão dos discípulos no mundo: A Origem do chamado está em Deus: o critério da escolha é misterioso... “Os doze” representam a totalidade do Povo de Deus. “Dois a dois” lembra que a evangelização é feita em nome da Comunidade e deve estar em sintonia com a fé da COMUNIDADE. Dá algumas recomendações, válidas aos discípulos de todos os tempos: Deu-lhes o poder de libertar dos espíritos impuros, dos males: Tudo aquilo que se opõe à vida e à dignidade humana: a miséria, a injustiça, a fome...
Exigências: dos Apóstolos: Sobriedade e despojamento dos bens e seguranças humanas... A eficácia da missão depende da ação de Deus. dos Destinatários: Hospitalidade e Acolhida... aceitar a Palavra de Deus… acolher o Enviado de Deus e prover às suas necessidades… Quem não o acolhe... fecha para si o caminho da salvação. 
Conteúdo: com o Anúncio: CONVERTER-SE e CRER no evangelho... com Sinais de libertação e de cura. 
Alerta: Nem todos irão acolher a sua mensagem... Encontrarão resistências, desinteresse e recusas... Cristo ainda hoje nos chama e envia: “Vai profetizar… Vai evangelizar…” Não importa a nossa profissão, nosso estado de vida, nossa cultura: Vaqueiro como Amós ou Pescador como os apóstolos...
Importa, sim, a acolhida generosa ao chamado do Senhor. O que é EVANGELIZAR? Continuar a missão de Jesus, que exige: Converter-se... Crer no evangelho... Libertar os oprimidos... Estar desprendido dos bens terrenos... Confiante na Misericórdia... A Igreja nos convida a evangelizar: Após analisar a realidade brasileira, os Bispos do Brasil concluíram que a missão prioritária da Igreja nos próximos anos é EVANGELIZAR. Como? EVANGELIZAR a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo. O que significa para nós, hoje: “Vai profetizar o meu povo, Vai evangelizar o meu povo”? Quem é esse povo para o qual somos enviados a evangelizar? De que devemos nos despojar para conseguir uma eficácia maior em nosso trabalho apostólico? Quais os demônios que devemos expulsar hoje? Só com a graça e a força do Senhor se pode proclamar e semear a semente do Reino.
No caminho missionário o Senhor nos convida a levar conosco o cajado da fé e as sandálias da esperança, o pão de sua palavra que alimenta e sacia e a túnica que cobre o necessitado. Todo Batizado deve ser missionário em seu ambiente... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 12.07.2015
Notícias Diocesanas
1 - Congresso regional de Catequese.
Nos dias 10 a 12, em Campo Grande, acontece o Congresso regional de Catequese.
Participam as 7 Dioceses do Estado. Dom Antonino é o Bispo referencial da catequese.
2 - Festa do Divino em Coxim.
Na próxima sexta, dia 17, inicia a Novena ao Espírito Santo, na Festa do Divino.
Às 06,00 hs, haverá alvorada festiva, com início na casa do Bispo.
Às 19,00 hs, hasteamento da Bandeira e Missa solene.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.