“Levanta e come”
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 07 de Agosto de 2015
“Levanta e come”

PALAVRA - Evangelho segundo S. João 6,41-51. 
Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: «Eu sou o pão que desceu do Céu». E diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?». Jesus respondeu-lhes: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».
MENSAGEM - A Liturgia de domingo nos fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Na 1a Leitura Elias recebe no deserto um “pão do céu” para refazer as forças e continuar a sua missão. (1 Rs 19,4-8) Ele acusara o Rei e a Rainha de serem a ruína de Israel, desafiara e matara os profetas de Baal, que davam sustentação à religião pagã da rainha Jesabel (± ano 450). Ameaçado de morte, foge para o DESERTO, onde o povo encontrara a fonte de sua fé (êxodo). Perseguido, cansado, faminto, abatido e desanimado, adormece debaixo de uma árvore, desejando a morte... - Deus não o abandona, manda um anjo, que lhe diz: “Levanta e come”…
- Elias, fortalecido por aquele alimento vindo do céu, continua o seu caminho (40 dias e 40 noites) até o monte de Deus (Horeb). Deus não abandona o profeta em sua missão, nem elimina os inimigos, apenas lhe dá a força para continuar a caminhada... Esse pão vindo do céu prefigura o “Pão”, oferecido por Jesus. O seguidor de Cristo, que caminha pelo deserto da vida, pode sentir o cansaço, desânimo e a tentação de deixar tudo. Mas, como Elias, deve despertar do sono, comer do “Pão do Céu” e, fortalecido, retomar o caminho até chegar ao monte santo. Na 2ª Leitura, meditamos sobre o que significa aceitar o Pão do céu: praticar a caridade com os irmãos...  (Ef 4, 30-5,2) O Salmista convida a provar e ver como é bom o Senhor. (Sl 34) No Evangelho prossegue o discurso de Jesus em Cafarnaum, onde Jesus se apresentara como o “Pão” descido do céu para dar vida ao mundo. (Jo 6,41-51) Provoca uma forte REAÇÃO: “Os judeus murmuram” (como no deserto). Daí nasce uma tremenda resistência e recusa… JESUS não desiste e reafirma: “Eu sou o pão descido do céu… Quem come desse pão viverá eternamente” E exige FÉ: “Quem crê, tem a vida eterna. Quem dele comer, não morrerá...” “Comer a carne de Jesus”. É assimilar na sua totalidade a pessoa e a Missão de Jesus e, como ele, ter gestos de doação e de solidariedade em favor dos irmãos. É acolher Jesus na sua realidade divina e humana, dom de Deus para a salvação da humanidade. O que essas leituras bíblicas nos dizem no dia dos Pais?  COMO SER PAI, HOJE, num mundo que se transforma e enfrenta todo tipo de dificuldades? Quantos pais se sentem cansados e desanimados, como Elias? PAIS, não desanimem como Elias diante de situações difíceis e complicadas… nem murmurem como os judeus diante do incompreensível… SER PAI é uma Missão sublime… É participar do maravilhoso mistério da criação, é iluminar o mundo com uma nova e insubstituível centelha de vida. É prosseguir na história e testemunhar a esperança de um mundo sempre mais humano, fraterno e de paz… Mas onde buscar força, quando parece tudo perdido? O Evangelho de domingo nos dá uma resposta… Essa energia nos é dada no pão vivo descido do céu, que é CRISTO, presente no meio de nós na EUCARISTIA e na sua PALAVRA. As palavras PAI e PÃO estão ligadas na oração que Jesus nos ensinou... SER PAI: É alimentar a vida dos filhos  não apenas como o Pão material, mas também o espiritual… também com a palavra amiga… É saber gastar tempo com os filhos: Muitos pais puseram filhos ao mundo e não cresceram com os filhos; depois talvez se queixam que não conseguem entender os filhos… É saber respeitar a liberdade dos filhos: sendo uma presença certa na hora exata, respeitando a vocação de cada um... É saber confiar: As pessoas só confiam em que confiam nelas… Pior que o erro, é perder essa confiança dos filhos... FILHOS, O QUE É TER PAI? É saber descobrir a presença de Cristo naquele que é responsável pelo progresso e felicidade da família… É saber respeitar e nas horas difíceis confiar… Há dois momentos que nos ensinam o que é ter um pai: Quando não podemos mais tê-lo ao nosso lado… Quando um dia vocês forem pais responsáveis e perceberem como é difícil ser um verdadeiro pai… Domingo, inicia também a Semana Nacional da Família, com o tema: “O amor é a nossa Missão: a família plenamente viva! Assume o tema do VIII encontro mundial das famílias com o Papa em Filadélfia, que acontecerá de 22 a 27 de setembro e o Sínodo de 04 a2 de outubro, com o tema: A Vocação e a Missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo. A Igreja pretende fazer redescobrir os valores da família... Uma família nova que acredita no futuro... que vive de esperanças..., não apenas das lembranças do passado..., Uma família, que a exemplo da sagrada família de Nazaré, seja a família que Deus quer... Uma Família, onde os filhos encontram a paz e a segurança tão desejada e tão necessária... Feliz a família, que se alimenta do pão da vida!  Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 09.08.2015
Notícias Diocesanas
1) DIA DOS PAIS / SEMANA DA FAMÍLIA
Para todos os pais, os nossos parabéns. Sejam felizes, junto com as esposas e os filhos. Deus esteja presente em cada lar, animando a caminhada de cada família.
2) Sábado 08 – CPD e CAED
Neste sábado, 08 de agosto, haverá, na Cúria Diocesana, o 2º Encontro do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Econômico Diocesano, às 08,00 h.
3) Domingo 09 de agosto – Crismas em Rio Verde.
Neste domingo, na Paróquia N.S. Auxiliadora de Rio Verde, haverá Crismas.
4) Pedro Gomes – aniversário da Paróquia.
Nos dias 13 e 14 e no domingo 16 de agosto, Dom Antonino celebrará em Pedro Gomes, em ocasião do aniversário da Paróquia e da Dedicação da Igreja Matriz. As meditações serão todas sobre o novo Plano Diocesano de Evangelização. 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.