Os Sinais Messiânicos
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 04 de Setembro de 2015
Os Sinais Messiânicos

PALAVRA - Evangelho segundo S. Marcos 7,31-37. 
Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Efatá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos ouçam e que os mudos falem». 
Mensagem - No mês de setembro, dedicado à Bíblia, a Palavra de Deus de hoje nos fala dos sinais dos tempos messiânicos, com os quais Deus manifesta seu Plano de amor e de libertação para todo seu povo.
Na 1a leitura, o Profeta anuncia ao povo sofrido do exílio um sinal da iminência da sua libertação: a cura de surdos, mudos, coxos e cegos. (Is 35,4-7) Para os judeus, esses sinais serão sinal que chegou o Messias. Na 2ª Leitura, Tiago convida a não discriminar as pessoas e a acolher com especial bondade os pequenos e os pobres. (Tg 2,15) No Evangelho temos a realização da profecia da 1ª leitura: (Mc 7,31-37) Jesus abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo. E o povo, entusiasmado, vê nessa cura um SINAL da presença do Poder salvífico do Messias e exclama: “Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”. Como na “criação”, quando Deus viu que tudo era bom. (Gn 1,31) Quem é o surdo-mudo? É uma pessoa incapaz de escutar... de falar... (a palavra). O que seriamos nós sem o uso da PALAVRA? A Palavra é o meio por excelência de comunicação do homem… A CRIANÇA não precisa só de alimento, ela necessita também de palavras de carinho; Os NAMORADOS têm necessidade de traduzir em palavras os sentimentos de seu coração;
- A Palavra acompanha o nascimento e o desenvolvimento de todo AMOR e AMIZADE; Os MUDOS convertem seus gestos em palavras. Há palavras vazias que não dizem nada… mas há também palavras, que carregam todo o peso de uma existência. Deus também fez uso da Palavra. Não quis apenas que sua palavra fosse lida e ouvida... Quis que fosse também vista, andando no meio dos homens. Ele próprio SE FEZ PALAVRA, na pessoa de Jesus Cristo. E essa Palavra de Deus ainda hoje a encontramos em parte escrita num livro que chamamos de BÍBLIA… Muito se perdeu ao longo da história… Muito ainda permanece escondida em nossos corações e aguarda que a escutemos e anunciemos. É o que nos lembra São Tiago: “Acolhei com humildade a Palavra que lhes foi plantada no coração”. (Tg 1,21) Quem são os surdos e mudos de hoje? Diante da REALIDADE em que vivemos: 
- São os que ficam indiferentes, vivem fechados no seu mundo, de ouvidos fechados às propostas de Deus e de coração fechado aos irmãos. Nada vêem, nada escutam, nada falam... Preferem que sua voz só seja ouvida na hora de rezar, permanecendo cegos, surdos e mudos aos problemas da vida real. O Surdo-mudo representa os que não se preocupam em comunicar, em partilhar a vida, em dialogar... E Cristo convoca a ouvir o clamor dos que sofrem e a falar em defesa da justiça, dos direitos humanos, na honestidade pública. Quantas pessoas continuam sendo... surdo-mudas!... Diante da FAMÍLIA: São os que não têm tempo para escutar... nem para falar... e quando falam é bronca... Quantos pais, mães, filhos... surdo-mudos!... Diante da BÍBLIA: São os que têm os ouvidos e a boca fechados à Palavra de Deus... São os que não lêem, não escutam, não estudam, não anunciam... Quantos católicos surdos-mudos!... Que tal valorizar um pouco mais a Bíblia nesse mês?  No Rito do Batismo, há uma oração muito significativa: “O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, te conceda que possas logo ouvir a Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.” Desde o Batismo, nossos ouvidos se abriram para escutar a Palavra e a nossa língua se soltou para professar a fé e louvar o Senhor. Nossos ouvidos estão atentos à Palavra divina e nossa boca é Palavra de oração permanente? O Evangelho de hoje nos fala do milagre do surdo-mudo. Jesus tocou os ouvidos e a boca do doente e ele começou a escutar e a falar. A Missão da Igreja é trazer e apresentar essas pessoas a Jesus para que Ele as liberte de todos os males... Peçamos a Cristo, que toque também NOSSOS OUVIDOS para que se tornem sensíveis em escutar sua Palavra, NOSSOS LÁBIOS para que se tornem entusiastas em anunciá-la e NOSSAS MÃOS para que nos tornemos generosos em testemunhá-la… NOSSOS PÉS, para que desperte em nós novo ardor missionário... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa.
Notícias Diocesanas
02 04/09: Dom Antonino participa, na Aparecida, do encontro das Comissões Episcopais da Catequese.
05 e 06/09: Visita Pastoral em Camapuã.
08/09 - Conselho de Presbíteros, na residência episcopal.
12/09 - Encontro do Setor Juventude, na Cúria.
11-13/09 - Encontro da Pastoral da Sobriedade, no Emaús.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.