PT e PMDB – no limite do desgaste
Sexta-feira | 29 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Ampla Visão
Terça-feira | 15 de Setembro de 2015
PT e PMDB – no limite do desgaste

ESPECULAÇÕES - Ouvi do empresário Jamil Naime – marido de Tereza Naime (PDT), num papo na Confraria do Troncoso, de que ela deve disputar a prefeitura da capital. Aí Paulo Pedra – aliado de Bernal – ficaria numa situação difícil. 
A DÚVIDA - Quem está pior em termos de candidatura à prefeito da capital; o PMDB ou o PT? Observadores acham que os dois partidos – sócios no Planalto – estão em empate técnico por conta dos quadros regional e nacional. Acho que procede. 
SEM ILUSÕES - As lideranças partidárias assistem de camarote a batalha de Bernal contra sua própria teimosia e inabilidade política. Os motivos: são maiores as chances de desgastes e perdas do que de dividendos projetados para 2016 e 2018.
TUCANOS - Não há interesses maiores em estreitar os laços com Bernal. O PSDB cuida de seu projeto atraindo lideranças de fácil convivência e sem riscos. Aquela parceria no pleito de 2012 é passado, foi apenas circunstancial.  
PETISTAS - As pretensões pessoais do vereador Alex em participar do Governo Bernal não representam o PT. Mas se a situação nacional piorar e Dilma cair tudo será possível apesar da ojeriza recíproca entre o prefeito Bernal e a cúpula petista.
BERNAL - Personalista, encarna o absolutismo do rei Luiz XIV que proclamava “L’État c’est moi”  (“O Estado sou eu”). Já sangra por conta da falta de gerenciamento e interlocução com a sociedade e a própria classe política. Não agrega!
‘COURO GROSSO’ - A opinião pública aguarda do deputado Vander Loubet (PT) uma explicação sobre o seu envolvimento na ‘Lava-Jato’ através de esquema de quitação de dívidas particulares e de campanha com dinheiro de origem suspeita.
É PENA! Nossos gloriosos políticos têm o foro privilegiado para responder por seus atos na justiça. Com a ajuda da lei ‘levam de barriga’ o processo até a prescrição ou argumentam vício insanável nos autos que desembocam na absolvição. 
DECEPÇÃO - A tão esperada reforma política pariu um rato até aqui. E a gente não deveria esperar mesmo grandes mudanças porque a classe política não iria dar um tiro no próprio pé. A priori, a janela partidária foi a única novidade, sob encomenda.
‘TITANIC’ - Dilma perdeu o rumo e mantém os ministérios. Desastrosas as entrevistas do ministro Joaquim Levy. O estoque de maldades ainda não acabou. Apenas substituir o ministro Mercadante na Casa Civil resolveria todos os problemas? 
‘IMPEACHMENT’ - O clima lembra o episódio Collor. A pressão das ruas já repercute no Congresso. Está difícil controlar os parlamentares descontentes. Para piorar o Brasil teve sua nota rebaixada pela Standard & Poor’s, agravando sua imagem lá fora. 
ANTENADOS - A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado, pediram ao ministro do TCU, Vital do Rego ações especiais do Governo nos municípios da região da fronteira. Jr Mochi e Valdir Neves ficaram otimistas com o papo. 
VITAL DO REGO - Ex- senador do PMDB da Paraíba, ocupa a vaga de José Jorge no TCU. Uma pedra no sapato de Dilma: estão sob sua relatoria o processo de aquisição da refinaria de Pasadena e o rumoroso caso dos empréstimos do BNDES. 
ABÍLIO L. DE BARROS: “... E agora Mané, onde está a solução? Difícil indicar, mas o principal e iminente caminho é tirar essa gente do governo, essa gente de roubo patriótico e incompetente. Será que vamos ter que esperar as próximas eleições?”
FÁBIO JR. - A Dilma e o PT conseguiram tirá-lo do sério lá no show de New York. Vai sendo quebrado aquele tabu de que artista que se preza é da esquerda, mesmo sendo corrupta.  Imagine outros artistas imitando o Fábio Jr em shows!
MANCADA - No seu último programa eleitoral o Partido Republicano Brasileiro homenageou sua figura mais famosa, o ex-vice presidente José de Alencar com sua frase polêmica; “Eu não temo a morte. Eu tenho medo é da desonra”. 
PERA LÁ!  O PRB é braço da IURD, do senador Crivela. José de Alencar negou a paternidade de uma filha de 59 anos de idade, alegando que a mãe dela era puta. Agora o STF confirmou a paternidade dele, derretendo sua áurea de ‘bom moço’. 
A POLÍTICA desnuda os seduzidos pelo glamour do poder. No caso, era incoerência o vice-presidente da República falar em valores morais, sendo pai fujão. Ele deveria ter seguido o exemplo do Ronaldo Fenômeno e do cantor Roberto Carlos.  
PODE? Conta o prefeito de cidade perto da capital – que o vexame se renova na época do repasse mensal do FPM. Os vereadores se revezam em plantão na prefeitura para conferir a chegada do dinheiro e a transferência do duodécimo da Câmara.
O FATO comprova que o interesse financeiro suplanta o idealismo de servir em todos os níveis da atividade política. Nossos agentes políticos andam menosprezando o olhar crítico dos eleitores - que, aliás – pagam os salários deles. Mas eles merecem tanto?
PERGUNTO: Além da capital, quantas cidades de MS exigem atividade exclusiva do vereador para fazer jus a vencimentos compatíveis? Convenhamos: fazer da vereança a única fonte de renda para subsistência própria é simplesmente vergonhoso. 
DICA - Se os professores de cada cidade pequena levassem ao conhecimento de seus alunos (e pais) a diferença do valor de seus salários e dos vereadores, abririam a porteira das mudanças. No Paraná essa indignação já rendeu frutos. 
“Uma sociedade de carneiros acaba gerando um governo de lobos”.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.