Um novo dia
Terça-feira | 16 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
mais colunas de Dom Antonino
Sexta-feira | 13 de Novembro de 2015
Um novo dia

PALAVRA - Evangelho segundo S. Marcos 13,24-32. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Naqueles dias, depois de uma grande aflição, o sol escurecerá e a lua não dará a sua claridade; as estrelas cairão do céu e as forças que há nos céus serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do homem vir sobre as nuvens, com grande poder e glória. Ele mandará os Anjos, para reunir os seus eleitos dos quatro pontos cardeais, da extremidade da terra à extremidade do céu. Aprendei a parábola da figueira: quando os seus ramos ficam tenros e brotam as folhas, sabeis que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está perto, está mesmo à porta. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.  Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece: nem os Anjos do Céu, nem o Filho; só o Pai». 
MENSAGEM
Estamos no penúltimo domingo do Ano Litúrgico. A Liturgia nos fala do fim do mundo e da sua história.
É um convite à ESPERANÇA: O Deus Libertador vai mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim. As Leituras bíblicas, numa linguagem apocalíptica, nos estimulam a descobrir, os sinais desse mundo novo, que está nascendo das cinzas do reino do mal. A Linguagem apocalíptica é um modo alternativo de falar, bem compreendido pelo povo de então. Usa imagens fortes e misteriosas, cheias de elementos simbólicos. Mas o importante não são as imagens, mas o conteúdo que querem revelar. Não pretende adivinhar o futuro, mas falar da realidade atual do povo. Não pretende assustar, mas animar o povo em momentos difíceis. Na 1a leitura, encontramos o Apocalipse de Daniel. (Dn 12,1-3) O Povo judeu se encontrava oprimido sob a dominação dos gregos. Muitos judeus, apavorados pela perseguição, abandonavam até a fé… Deus enviou o seu anjo Miguel como defensor dos que se mantiveram fiéis no caminho de Deus. O objetivo desse livro era animar o povo a resistir diante dos opressores e lembrar que a vitória final será dos justos que perseverarem fiéis... É a primeira profissão de fé na RESSURREIÇÃO, que se encontra na Bíblia. Esse texto está em conexão com o evangelho de hoje, que nos fala da segunda vinda de Cristo e prefigura a vinda de Cristo libertador. A 2ª Leitura apresenta a oferta perfeita de Cristo, que nos libertou do pecado e nos inseriu numa dinâmica de vida eterna. É o caminho do mundo novo e da vida definitiva. (Hb 10,11-14.18) No Evangelho, temos o Apocalipse de Marcos.  (Mc 13, 24-32) Na época em que Marcos escreveu o seu evangelho, as comunidades cristãs estavam agitadas e assustadas por causa de guerras e calamidades, como a destruição do templo, no ano 70 dC. Para tranqüilizar os cristãos, o autor usa uma linguagem apocalíptica, descrevendo a catástrofe do sol e das estrelas e o aparecimento do Filho do homem sobre as nuvens para julgar os bons e os maus. Esse “Discurso escatológico” de Cristo é o último antes da Paixão. Jesus anuncia a destruição de Jerusalém e o começo de uma nova era, com a sua vinda gloriosa após a ressurreição. Não é uma reportagem, mas uma CATEQUESE sobre o fim dos tempos. A Intenção não era assustar, mas conduzir a comunidade a discernir os fatos catastróficos e o futuro da comunidade cristã dentro da História. Não deviam ver como o fim do mundo, mas o início de um mundo novo. Portanto, não deviam dar ouvidos a pessoas que anunciavam o fim do mundo. Pelo contrário, deviam ver nos sofrimentos sinais de vida: como dores de parto, que prenunciavam o nascimento de uma nova vida… Quando vai acontecer isso? A resposta é dada através da imagem da figueira: Quando começa a brotar, o agricultor sabe que está chegando o verão… e se alegra porque se aproxima a época da colheita. Quanto ao dia e hora, só o Pai sabe... mais ninguém... Para nós o mais importante não é saber quando isso irá acontecer, mas sim estar vigilantes e preparados para ele. E as sombras que vemos no Mundo de hoje? O desabamento de tantas certezas, que julgávamos indestrutíveis... O desaparecimento de pessoas que julgávamos insubstituíveis. O abandono de certas práticas religiosas que pareciam indispensáveis... O esquecimento de tantos valores éticos e morais que tanto apreciamos... O abandono da fé de tantas pessoas, que julgávamos fervorosas... A violência, a corrupção, a opressão andam soltas... Como devemos ver tudo isso? Será o fim do mundo? A Palavra de Deus reafirma, que Deus não abandona a humanidade e está determinado a transformar o mundo velho do egoísmo e do pecado num mundo novo de vida e de felicidade para todos os homens. A humanidade não caminha para a destruição, para o nada; caminha ao encontro da vida plena, ao encontro de um  mundo novo. Nós cristãos devemos ver a vida presente em estado de gestação, como germe de uma vida, cuja plenitude final alcançaremos só em Deus. Esse mundo sonhado por Deus é uma realidade escatológica. Mas desde já um novo dia está surgindo... Por isso, devemos ser para os nossos contemporâneos sinais de esperança dessa realidade: Gente de fé com uma visão otimista da vida e da história, que caminha, alegre e confiante, ao encontro desse mundo novo, que Deus nos prometeu. Deus que não nos abandona em nossa caminhada, Ele vem sempre ao nosso encontro para nos indicar o caminho. Da nossa parte, devemos estar atentos aos sinais de Deus, confiantes nas palavras de Cristo, que nos garante: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 15.11.2015
Notícias Diocesanas
1. – Assembleia Diocesana
Neste final de semana, no Centro Emaús, será celebrada a 37ª Assembleia Diocesana.
Será de avaliação da caminhada de 2015 e de programação do 2016, especialmente no que diz respeito ao Ano Santo da Misericórdia.
2. Crismas na São Francisco
Serão neste domingo, às 19,30 hs.

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.