• Painel de Controle
Domingo, 22 de Julho de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Domingo

14ºMIN27ºMAX

Coxim - Segunda

17ºMIN33ºMAX

Coxim - Terça

17ºMIN30ºMAX

Coxim - Quarta

16ºMIN29ºMAX

Dom Antonino

Dom Antonino
22/01/2016    14h22
Santo Livro

PALAVRA - Evangelho segundo S. Lucas 1,1-4.4,14-21. 
Já que muitos empreenderam narrar os fatos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado. Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». 
MENSAGEM - A Liturgia de domingo nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e renovar a Aliança do Sinai.(Ne 8,2-4.5-6.8-10) No retorno do exílio da Babilônia, Esdras e Neemias tentam reconstruir o país, recuperar a memória do passado e conservar a própria identidade como povo. O instrumento encontrado para essa obra foi a PALAVRA DE DEUS. O texto mostra a importância que a Palavra de Deus deve assumir na vida de uma comunidade. Toda comunidade é convocada para escutar a Palavra. O local da leitura é cuidadosamente preparado. O Livro é acolhido de pé, de forma solene e em atitude de respeito. A Palavra é aclamada pela assembléia, é proclamada claramente pelos levitas e explicada numa linguagem compreensível a todos. A Palavra interpela e provoca no povo uma atitude de conversão. Tudo termina numa grande festa: a Palavra é geradora de alegria e festa. É um Manual de como deve ser ainda hoje uma “Celebração da Palavra”. Na 2ª Leitura Paulo, falando dos carismas no “Corpo de Cristo” (Igreja), sublinha que a Comunidade cristã é gerada e alimentada, na unidade, pela PALAVRA DE DEUS. (1Cor 12,12-30) No Salmo rezamos: “Vossas Palavras, Senhor, são espírito de vida”. (Sl 18) No Evangelho, Cristo proclama e atualiza a PALAVRA DE DEUS, numa reunião de sábado, na sinagoga de Nazaré. (Lc 1,1-4;4,14-21) É o início do evangelho de São Lucas, que iremos estudar nesse ano litúrgico. São dois textos diferentes: No primeiro, temos uma introdução ao Evangelho de São Lucas. No segundo, o início da Pregação de Jesus, anunciando a sua MISSÃO: É o profeta que Deus ungiu para concretizar a missão libertadora. A missão de Jesus é a nossa Missão... Também nós fomos ungidos pelo Espírito Santo e enviados para anunciar uma Boa Nova de Esperança... e levar os oprimidos a gozar a vida plena... FONTE: Palavra de Deus... que devemos conhecer e anunciar... ONDE: Na comunidade... (na Missa... nos Grupos... na vida pessoal)
MODELO: Cristo: “O espírito do Senhor me ungiu e me enviou...” CONTEÚDO: a Boa Nova da Libertação: de esperança e alegria... aos pobres: mais abertos a Deus... aos presos: Libertar da miséria, vícios, injustiças, do pecado... aos cegos: pela miséria, a exploração e estruturas anticristãs...
+ aos oprimidos: para a conquista dos seus direitos... A Bíblia é a Palavra de Deus para nós. O Povo de Deus serviu-se da Palavra de Deus para reconstruir o país, quando voltou enfraquecido do exílio. Cristo com a Palavra de Deus iniciou sua Missão e apresentou seu programa. O Salmo diz: “Tua Palavra, Senhor, é lâmpada para meus pés, e luz para meu caminho”. (Sl 119,105) Paulo afirma: “Toda Escritura inspirada por Deus é útil para instruir e refutar, para corrigir e formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja  perfeito, qualificado para toda a espécie de boas obrar”. (2Tm 15,4) Em todas as épocas da história, sobretudo em épocas de crise, os homens voltaram a alimentar-se da Bíblia,  procurando nela um sentido para a sua vida e o encontraram. A própria Igreja, no Concílio Vaticano II, redescobriu o valor da Bíblia e fez dela a fonte de inspiração para um profundo trabalho de renovação. Além de um documento dedicado à “Palavra de Deus”, propôs maior espaço para a Bíblia na Liturgia, na Catequese, nas Comunidades, nos grupos e na vida pessoal dos cristãos... O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica afirma: “A Sagrada escritura dá suporte e vigor à vida da Igreja. É para seus filhos firmeza da fé, alimento e fonte de vida espiritual. É a alma da teologia e da pregação pastoral... A Igreja exorta por isso à freqüente leitura da Sagrada Escritura, porque a ignorância das escrituras é ignorância de Cristo”. (CCIC 24) O sentido da Bíblia - O primeiro livro, que Deus escreveu para nós, é a NATUREZA, criada pela PALAVRA de Deus; são os fatos, os acontecimentos, a história, tudo que existe e acontece na vida do povo; é a realidade que nos envolve; é a vida que vivemos. O segundo livro é a BÍBLIA. “Ela foi escrita para nos ajudar a decifrar o mundo, para nos devolver o olhar da fé e da contemplação, e para transformar a realidade numa grande revelação de Deus”. (S. Agostinho) A Bíblia é isso para você? Ou Ela continua sendo apenas um objeto de enfeite na prateleira da sala, ou pior, permanece esquecida no fundo de uma gaveta? Cristo nos convoca com a sua Palavra, para que completemos a Obra iniciada por Ele... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa.
Notícias diocesanas
1) Domingo 24 janeiro – Ordenação Diaconal. 
Neste domingo 24, em Costa Rica, o Seminarista Guilherme Maia Júnior será ordenado Diácono. Em junho será ordenado Padre. Será o 13º Padre ordenado neste milênio.
2) Clero da cidade de Coxim.
Na próxima 2ª, dia 25 janeiro, o clero da cidade de Coxim estará reunido na casa do Bispo para refletir sobre a próxima Visita Pastoral de Dom Antonino.
3) No dia 27 janeiro, Dom Antonino participa, em Campo Grande, de uma reunião no seminário regional.


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Mais Coluna Social


Parabéns
Festas e eventos
Nova Era
Parabéns

Nivers e notas
Nivers e notas
Nota e niver
Parabéns!

Notas e niver
2 anos de GOU em Coxim
Parabéns!
Niver
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.