• Painel de Controle
Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Terça

25ºMIN37ºMAX

Coxim - Quarta

26ºMIN37ºMAX

Coxim - Quinta

26ºMIN37ºMAX

Coxim - Sexta

25ºMIN37ºMAX

Dom Antonino

Dom Antonino
29/01/2016    10h05
O Fracasso

PALAVRA - Evangelho segundo S. Lucas 4,21-30. 
Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de Joosé?». Jesus disse-lhes: «Por certo Me citareis o ditado: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum». E acrescentou: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho. 
MENSAGEM - No Domingo passado, vimos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo. E Deus precisa de gente, que proclame a sua Palavra. São os PROFETAS. As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição e o desprezo, por serem fiéis à sua Missão...
Na 1a Leitura, JEREMIAS é chamado a ser Profeta das Nações. (Jr 1,4-5.17-19) Jeremias tentou recusar: “Eu não sei falar... sou apenas uma criança...” Deus não desiste: “Antes de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Não tenhas medo, não conseguirão te vencer, estarei contigo para te livrar”. Deus escolheu Jeremias para profeta e ele foi um exemplo de disponibilidade à Palavra de Deus. Sua fidelidade provocou muito sofrimento. Um aparente fracasso. É o que ele revela em suas “lamentações”. Mas Deus nunca o abandonou. Na 2ª Leitura, Paulo afirma que a Caridade é a profecia permanente. É o “Hino do Amor”. Só o amor dá sentido à vida e à experiência cristã... Sem amor até as melhores coisas ficam sem sentido. (1Cor 12,31-13,13) O Profeta deve deixar-se guiar pelo Amor” e nunca pelo próprio interesse. Só consegue ser um verdadeiro profeta, quem tiver uma profunda experiência do amor de Deus. O Evangelho apresenta em Nazaré o Profeta JESUS, rejeitado pelos conterrâneos e até pelos próprios parentes. “Nenhum profeta é bem recebido na sua terra”. (Lc 4,21-30) Por que é rejeitado?
Porque o conhecem muito bem: ‘’É o Filho de José”. Mas esse conhecimento superficial não os levou a uma adesão a Jesus. E o nosso conhecimento de Jesus nos leva a acolhê-lo e VIVER com alegria e entusiasmo a sua mensagem? Porque não realiza milagres na sua cidade... “Faz também aqui, o que fizestes em Cafarnaum”! É a atitude de quem procura Jesus para ver espetáculo, ou para resolver problemas pessoais. Qual é o Deus que procuramos? O Deus dos milagres ou o Deus com uma proposta de salvação? Diante dessa incredulidade, Jesus recorda Elias e Eliseu, que realizaram prodígios entre estrangeiros que acreditaram neles. A Reação é rápida e violenta: rejeitam Jesus e tentam matá-lo, jogando-o num precipício... Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho... Quem são os Profetas? A palavra “profeta” está em moda. Aplica-se à Igreja, ao cristão, às pessoas que se destacam por sua vida e mensagem, mesmo em âmbito político. O verdadeiro profeta é a consciência crítica de um povo, uma consciência crítica não em nome de um sistema ou de uma ideologia, mas em nome da Palavra de Deus. E por ser fiel a Deus e ao Povo, o Profeta nunca é um personagem aplaudido e elogiado pelas multidões. O “Caminho do Profeta” é sempre um caminho de incompreensão, de sofrimento, de solidão, de risco... É o que Jeremias revela em suas “Lamentações”. Foi o que também aconteceu com Jesus na própria terra...  Mas é também um caminho de paz e de esperança, porque pode contar com a graça divina que o preveniu e o acompanhará em todas as situações. Quem são profetas, hoje? Os “profetas” não são apenas pessoas do passado. No Batismo, fomos ungidos como profetas, à imagem de Cristo. O profeta vive atento ao sonho de Deus e à realidade dos homens, e intervém, em nome de Deus, para denunciar, para avisar e para corrigir.  Estamos convencidos de que somos a “boca” através da qual a Palavra de Deus se dirige aos homens? Temos coragem de nos envolver pela palavra do Senhor e pelo seu projeto? Ou temos medo de denunciar situações e atitudes contrárias ao Evangelho? As críticas, a solidão e o abandono, nos impediram às vezes de cumprir a missão que Deus nos confiou? Como acolhemos os profetas, de hoje? Como os habitantes de Nazaré? Estamos convencidos, de que os santos de casa também podem fazer milagres, quando encontrarem pessoas que acreditem neles? Renovemos agora nossa fé, não apenas em DEUS, mas também nas PESSOAS, que convivem conosco... Assim, teremos a certeza de que também os santos de casa acabarão fazendo seus milagres... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 31.01.2016
Notícias diocesanas
1) Encontro da Pastoral da Juventude. - Será no próximo final de semana (29-31/01), no Emaús.
2) Terço do Cursilho Jovem. - Será realizado na Perpétuo Socorro, nesta sexta feira dia 29, às 19,30 hs
3) Ordenação Episcopal - Neste sábado 30, Dom Antonino, em Dourados, participará da Ordenação Episcopal de Dom Henrique, novo Bispo de Dourados.
4) Domingo 31 de janeiro - Dom Antonino celebrará a Missa da noite na Perpétuo Socorro.
5) Reabertura do Seminário menor - No dia 1º de fevereiro, será reaberto o seminário menor em Coxim. Quatro meninos, que já concluíram o Ensino Médio, vão se preparar para a filosofia, fazendo discernimento da vocação. 
Reitor do Seminário: Pe. Waldemar A Barros
Vice-reitor: Diácono Guilherme Maia
Pe. Espiritual: Pe. Severino Orso


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Mais Coluna Social


Parabéns
Notas e nivers
NIvers
Nivers

Niver
Parabéns
Parabéns!!
Inauguração Ki-malha em Sonora

DESTAQUE FAMA
Inauguração da loja Passos Calçados
Nota e niver
Nivers
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.