• Painel de Controle
Domingo, 22 de Julho de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Domingo

14ºMIN29ºMAX

Coxim - Segunda

17ºMIN33ºMAX

Coxim - Terça

17ºMIN30ºMAX

Coxim - Quarta

16ºMIN29ºMAX

HR e SAE realizam capacitação de banho ofurô a mães de recém-nascidos
Parceria entre o Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Coxim e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu pela primeira vez uma capacitação de banho ofurô para mães que tiveram filhos recentemente no HR.

Fabio Pellegrini              28/11/2017    08h22
foto: Assessoria

Parceria entre o Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Coxim e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu pela primeira vez uma capacitação de banho ofurô para mães que tiveram filhos recentemente no HR.
O curso foi ministrado pela enfermeira chefe do centro cirúrgico, Jackeline Cardoso dos Santos, e pela enfermeira Vilma Barbosa, do Serviço de Atendimento Especializado. 
De acordo com especialistas, o banho acalma os pequenos, o que contribui para o ganho de peso e o desenvolvimento como um todo. Esta técnica foi desenvolvida por uma pediatra na Alemanha e oferece cuidados terapêuticos para os bebês: “A criança começa a relembrar quando ela estava dentro do ventre da sua mãe, e isso traz relaxamento para as crianças, consegue eliminar as cólicas, e o mais importante, promove o vínculo entre a mãe e o bebê.
“Nesta capacitação falamos sobre as técnicas do banho correto dos primeiros dias de vida do recém-nascido, tivemos um bate-papo com as mães, tiramos dúvidas, tivemos também a presença dos acompanhantes, os pais dos bebês, que foi de grande importância, pois a gente sabe que nestes primeiros dias quem faz esses cuidados são os acompanhantes, assim eles já aprendem essas e outras técnicas que a gente passou”.
Segundo a enfermeira do Centro Cirúrgico, Jackeline Cardoso dos Santos, a média de natalidade do Hospital Regional de Coxim é de 50 a 60 bebês por mês: “Atendemos com frequência mães da Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora, mas o maior índice de natalidade é de Coxim, com média de 30 bebês por mês”.
“Estamos trabalhando muito porque buscamos a humanização, trazendo mais proximidade da equipe de enfermagem com as mães para que elas tenham interação entre elas e que tenham mais confiança em nossos profissionais, e quem vai ganhar vai ser os bebezinhos e as mães”, resume ela.

Como funciona
O banho de ofurô acontece em um baldinho com água morna, que remete à memória do útero. O banho começa enrolando o bebê em uma fraldinha ou em um pano de algodão, antes de colocá-lo na água. Esses panos lembram a placenta e eles costumam ficar bem quietinhos. A técnica tranquiliza o bebê e é indicada para qualquer criança. Esse é um banho em que os pais devem estar atentos o tempo todo e o bebê pode ficar no balde até que a água comece a esfriar. É importante que a mãe apoie a cabeça do bebê durante o banho. Nunca deixe o bebê sozinho durante o banho. 

 


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.