• Painel de Controle
Domingo, 22 de Abril de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Domingo

19ºMIN32ºMAX

Coxim - Segunda

18ºMIN32ºMAX

Coxim - Terça

19ºMIN33ºMAX

Coxim - Quarta

19ºMIN33ºMAX

Prefeitura convida população para audiência pública sobre o lixo
A Prefeitura Municipal de Coxim convida a sociedade para participar hoje, às 9 horas, na Câmara Municipal de Coxim, de audiência púbica para tratar da gestão de resíduos sólidos no município.

Fabio Pellegrini              07/12/2017    08h36
foto: Imagem Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Coxim convida a sociedade para participar hoje, às 9 horas, na Câmara Municipal de Coxim, de audiência púbica para tratar da gestão de resíduos sólidos no município.
Na ocasião, serão discutidas questões de extrema importância sobre como o lixo produzido e descartado no município está sendo gerido e quais medidas deverão ser tomadas pelo município e pela sociedade para se adequar à Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos.
O descarte inadequado de lixo é prejudicial à saúde pública e danoso ao meio ambiente. A fim de enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais do manejo de resíduos sólidos sem prévio e adequado planejamento técnico, a Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pela Decreto 7.404/10.
Esta política propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e contém instrumentos variados para propiciar o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada dos dejetos.
Um dos instrumentos mais importantes da Política é o conceito de Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O lixo (resíduos sólidos) que produzimos é uma questão ambiental e, como tal, não pode ser compartimentada a só uma entidade ou pessoa.
O ambiente é direito de todos, bem de uso comum do povo, e também responsabilidade comum de todos. Assim, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o Estado, o cidadão e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos são todos responsáveis pela minimização do volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como pela redução dos impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.
O prefeito de Coxim, Aluizio São José, convida a população para evento: “É uma pauta delicada, que mexe com mudanças em nossos hábitos diários, mas é uma pauta positiva, que tem a ver com qualidade de vida, com um ambiente saudável para a nossa geração e as gerações futuras e temos de estar preparados para enfrentar esse desafio”.
O prefeito adiantou que toda a problemática será exposta nessa audiência, que conta com parceiros importantes, como o MPE (Ministério Público Estadual). “Pretendemos sair de lá com uma pauta de ações programadas para resolver, definitivamente, o problema do lixo em Coxim”, ponderou Aluizio.
Ele lembrou que o lixão de Coxim é um problema que se arrasta há décadas, sendo alvo de processos que geram multas altas, que podem inviabilizar a prefeitura. “Essa é uma das preocupações, mas a maior delas, é com o meio ambiente”, finalizou o prefeito. 


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.