• Painel de Controle
Sábado, 21 de Abril de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Sábado

20ºMIN32ºMAX

Coxim - Domingo

19ºMIN32ºMAX

Coxim - Segunda

18ºMIN32ºMAX

Coxim - Terça

19ºMIN33ºMAX

Comer chocolate amargo diariamente diminui pressão sanguínea
Uma boa notícia para todos os chocólatras: uma análise de 20 estudos, feita pelo Cochrane, grupo internacional avaliador de pesquisas, chegou à conclusão de que comer 100g de chocolate diariamente pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no tratamento da hipertensão.

catacra livre              19/12/2017    15h05
foto: Divulgação

Uma boa notícia para todos os chocólatras: uma análise de 20 estudos, feita pelo Cochrane, grupo internacional avaliador de pesquisas, chegou à conclusão de que comer 100g de chocolate diariamente pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no tratamento da hipertensão. O resultado foi publicado na revista "The Lancet". 

Os estudos foram feitos com mais de 850 participantes, que consumiram doses de chocolate amargo que variaram de 3g a 105g. Após duas semanas, todos os integrantes apresentaram uma redução na pressão de até 2%. Em comparação, uma pressão sistólica de 120 mmHg (milímetros de mercúrio) é considerada normal. O cacau foi capaz de reduzi-la entre 2 a 3 mmHg.

Segundo os autores, o grande responsável por esse efeito benéfico foi o cacau, principal ingrediente do chocolate, que é capaz de relaxar os vasos sanguíneos. Isso é possível porque o fruto tem flavonoides, antioxidantes que fazem o corpo produzir uma substância chamada óxido nítrico, o que facilita a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos e, por consequência, diminui a pressão.

Confira algumas dicas na íntegra para prevenir e controlar a hipertensão:

Observe seu histórico familiar

Segundo o estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mais de 80% das pessoas com hipertensão possuem histórico familiar da doença. "Verificar a incidência da hipertensão e outros membros da família pode ajudar a pessoa a manter os bons hábitos desde cedo", afirma o cardiologista Ivan Clordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia.

Evite o acúmulo de gordura abdominal

Pessoas com uma circunferência abdominal acima do recomendado usualmente apresentam resistência à insulina, contribuindo para elevar a pressão arterial, afirma o cardiologista Willian Esteves, do Hospital Vera Cruz. De acordo com o médico, a circunferência máxima admitida como normal para mulheres é 88 centímetros e para homens 102 centímetros.

Reduza o consumo de sal pela metade

Segundo o cardiologista Ivan o brasileiro come aproximadamente o dobro do que deveria de sal, alimento que é principal fonte de sódio, um dos vilões da pressão alta. "Alguns alimentos já tem quantidades de sal, por conta disso a recomendação é acrescentar apenas três gramas de sal (equivalente e três colheres rasas de café) às nossas refeições por dia", diz.


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.