Feira de Produtos da Terra de Coxim terá Tenda da Economia Criativa
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quinta-feira | 21 de Dezembro de 2017    08h19

Feira de Produtos da Terra de Coxim terá Tenda da Economia Criativa

A partir de amanhã (22), a Feira de Produtos da Terra de Coxim, que acontece todas as sextas-feiras na Praça da Concha Acústica, terá a inclusão da Tenda da Economia Criativa.

Fonte: Fabio Pellegrini

A partir de amanhã (22), a Feira de Produtos da Terra de Coxim, que acontece todas as sextas-feiras na Praça da Concha Acústica, terá a inclusão da Tenda da Economia Criativa.
 Na Tenda da Economia Criativa haverá exposição e comercialização de artesanato, bordados, doces caseiros, e uma diversidade de produtos desenvolvidos por artesãos, artistas, escritores, músicos, empreendedores criativos, entre outros.
Para tornar o ambiente mais agradável, e oferecer oportunidade a mais artistas, a FunRondon vai disponibilizar um equipamento de som para músicos que queiram realizar pequenas apresentações durante o evento.
Trata-se de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Coxim, em parceria com o Sebrae MS, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira: “Nossos artistas são talentos expressivos e dignos de nossa admiração. É uma forma de darmos espaço para que sejam conhecidos e ofereçam seus produtos e serviços. Nessa troca com o consumidor há uma relação que traz dignidade, esperança e respeito. Os integrantes dessa cadeia produtiva se sentem valorizados, com possibilidade de ter melhor qualidade de vida e se tornarem mais criativos”.
O grupo envolve 30 pessoas entre artesãos, escritores, produtores e agentes culturais, diretores de teatro e de grupos de dança, músicos, sendo sete já formalizados.
Luzia Lousada, consultora do Sebrae, revela que é um grupo entrosado, com muita vontade de participar: "Há uma mística que existe sobre a formalização do negócio nesse segmento, mas estamos trabalhando de forma positiva, orientando e esclarecendo sobre a importância de estarem aptos a atender grandes empresas e o comércio local, e entenderem a importância deles no contexto do município enquanto parte da economia local".
A Feira de Produtos da Terra de Coxim conta com aproximadamente 50 produtores cadastrados da agricultura familiar, da agroindústria e do microempreendedorismo que há um ano e oito meses recebem consultoria do Senar, da Agraer, do Sebrae, da Vigilância Sanitária de Coxim e do Serviço de Inspeção Municipal para oferecerem produtos de qualidade ao consumidor local.  
O objetivo é atender à demanda de mercado, inovar em processos, valorizar a identidade local, disseminar novos modelos de negócios, atrair investimento em novos segmentos de mercado, gerando novas oportunidades de negócios; além de realizar capacitações gerenciais e obter excelência no atendimento.

Economia 
criativa
Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.
Diferentemente da economia tradicional (de manufatura, agricultura e comércio), a economia criativa foca essencialmente no potencial individual ou coletivo para produzir bens e serviços criativos. De acordo com as Nações Unidas, as atividades do setor estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.
Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular. Também estão incluídas as atividades de televisão, rádio, cinema e fotografia. 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.