Secretário de Obras Thiago Caminha faz balanço das ações realizadas em 2017
Sexta-feira | 19 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 23 de Janeiro de 2018    12h25

Secretário de Obras Thiago Caminha faz balanço das ações realizadas em 2017

Secretário prevê um ano de novos avanços na infraestrutura da cidade

Fonte:

Com o intuito de prestar contas à população do trabalho realizado pela Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, o Secretário Thiago Caminha, divulgou um balanço das ações realizadas durante o ano de 2017 e as perspectivas de ações futuras para infraestrutura.          

Em um ano de desafios financeiros na esfera pública, Maracaju avançou com uma gestão eficiente dos recursos, elencando e cumprindo metas prioritárias. Na cidade foram entregues obras importantes como o Centro Esportivo, Drenagem de Águas Pluviais no Bairro Paraguay, Prolongamento da Rua Joaquim Ferreira Azambuja, entre outras. 

Drenagem de Águas Pluviais

Os mandatos do Prefeito Maurílio foram marcados por importantes avanços na implantação de galerias de águas pluviais, em 2017 foi concluída a Etapa do Bairro Paraguai e da Rua Zebulândia na Vila Juquita, com execução de mais de 3.200 (três mil e duzentos) metros de extensão captando águas que sempre geraram problemas aos moradores da região. Com o projeto elaborado e aguardando licitação na Agesul (Jan/18) está uma obra primordial de drenagem na região dos bairros Nalopelão, BNH e Monte Verde, a execução de mais galerias e a reestruturação do “piscinão” que no período de grandes chuvas sofre um extravasamento de água e provoca há vários pontos de inundações na região.

 

Pavimentação e Administração Direta de Obras

 2017 foi marcado pela retomada da pavimentação asfáltica do Bairro Fortaleza, dentro do programa de investimentos do município. Foi adotada uma nova modalidade de execução de obras de forma direta (sem contração de empresa prestadora de serviços), nesta modalidade a prefeitura gerenciou e executou a obra com a sua equipe própria, realizando um trabalho diferenciado de pavimentação, aberturas de bocas de lobo, construção de calçadas e meio fio nos Bairros Geazone, Ivan Loureiro e Fortaleza. “No Distrito de Vista Alegre com a Drenagem de Águas finalizada, a frente de trabalho da pavimentação retorna em Fevereiro e até o mês de Maio teremos sua conclusão, ainda temos para este ano mais projetos de pavimentação no Distrito e o tão esperado asfalto do bairro Porto Bello na cidade”, concluiu Thiago Caminha.

Recapeamento de Vias

Através de uma grande parceria com o Governo do Estado, Maracaju ganhou uma recuperação funcional do pavimento em três de suas principais avenidas, Mário Corrêa, Mal Floriano Peixoto e Mal. Deodoro da Fonseca, “quando apresentamos a proposta ao Governador Reinaldo ele de pronto sinalizou os investimentos e o que vemos hoje é o fruto de um trabalho muito bem feito de reestruturação da base do pavimento para receber a nova capa asfáltica, isso vai garantir a vida útil e economizar em muito aos cofres municipais com as operações de tapa buraco”, afirmou Caminha

“Para 2018 o compromisso da administração é com a execução de recapeamentos através de recursos próprios que irão atender os principalmente os bairros,isso vai diminuir os investimentos nas operações tapa buraco que é constante, mas que muitas vezes se perde, gerando um elevado custo benefício a gestão” completou o secretário.

 

Viaduto

A travessia da BR 267 que corta Maracaju sempre foi um desafio aos moradores e uma cobrança antiga da população, através de negociação direta com as incorporadoras Corpal e Basalto, que investem atualmente no município, mediante ações de compensações foi celebrada a parceira para construção do primeiro Viaduto que corta uma rodovia no perímetro urbano  do Estado de Mato Grosso do Sul, “ como disse nosso Prefeito, muitos tinham dúvida desta obra, mas ela é realidade e através desta parceria, com recursos próprios do município, conquistamos a tão esperada travessia para o Bairro Alto Maracaju, até Maio estaremos com ela concluída”, ressaltou.

 

Recuperação de Pontes

As Manutenções de Pontes também integram o trabalho da secretaria, foram reformadas 9 (nove) pontes de madeira e executada uma ponte em aço e concreto de 37 mts de extensão, “ a ponte do Chaleira é uma obra marcante,sua estrutura totalmente inovadora resolveu um problema de décadas dos produtores da região, entregamos ela com muita alegria. Investimos também na formação de uma equipe própria de reforma de pontes, que está disponível para atender os produtores”, lembrou Thiago.

 

Comprometimento e Trabalho em Equipe

Para Thiago Caminha, a palavra que melhor define a postura dos servidores da secretaria e pátio de Obras é “Comprometimento”, pois, para atender à grande demanda do município os servidores trabalham, muitas vezes, além do horário de expediente e aos sábados. “Percebi um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem trabalha num setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declara o secretário que ainda ressalta a sintonia entre as Secretarias de Finanças e Secretaria de Governo, fundamental para o destravamento dos processos burocráticos bem como o equilíbrio financeiro e comprometimento com o pagamento das empresas que prestam serviços.

 

Parcerias

A palavra de ordem da administração do Prefeito Maurílio é: parcerias . Sem dúvida o envolvimento entre a Câmara de Vereadores, o Governo do Estado e as emendas dos deputados federais e estaduais tem sido fundamental no êxito dos projetos. “ Os Vereadores são nossos grandes parceiros, eles estão diariamente nos bairros, conhecem bem as necessidades, eles trazem as demandas, nós discutimos os meios e executamos conforme a prioridade, a população ganha muito com esta sintonia, afirmou Caminha.

Gratidão e Novos Avanços

O sentimento do Secretário é de gratidão ao Prefeito Maurílio, ao Governador do Estado Reinaldo, aos companheiros de trabalho e a todos os maracajuenses que deram a ele este voto de confiança. Não sendo um profissional da área da engenharia, Thiago acredita que superou os desafios iniciais e está ainda mais motivado a trabalhar por Maracaju “estar na Gestão da Secretaria de Obras ampliou muito a minha visão de trabalho e fortaleceu ainda mais meu desejo de trabalhar pela cidade, só tenho a agradecer aqueles que me apóiam todos os dias, em 2018 vamos avançar investindo ainda mais, temos projetos de pavimentação, drenagem, sinalização, mobilidade urbana entre outros que vão trazer mais qualidade de vida para nossa população,” finalizou Thiago Caminha;

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.