Coxim fortalece combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Terça-feira | 19 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 06 de Março de 2018    08h30

Coxim fortalece combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foi realizado no último dia 27 a Oficina de Turismo, Hospitalidade, Qualificação e Proteção à Infância e à Juventude, no auditório do Sebrae Regional Norte, em Coxim.

Fonte: Fabio Pellegrini
Foto: Assessoria

Foi realizado no último dia 27 a Oficina de Turismo, Hospitalidade, Qualificação e Proteção à Infância e à Juventude, no auditório do Sebrae Regional Norte, em Coxim. Com a participação de 20 pessoas entre empresários, conselheiros municipais de Turismo, autoridades municipais e membros da Rede de Proteção à Infância e à Juventude, envolvendo Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social, entre outras instituições.
O evento foi realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e a Prefeitura de Coxim, com apoio do Sebrae Regional Norte e teve como objetivo difundir ações de prevenção à violência, visando garantir os direitos das crianças e adolescentes, em especial, o enfrentamento às violações de direitos humanos sexuais e ao trabalho infanto-juvenil em ambientes destinados ao turismo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira, fala da relevância do evento para o desenvolvimento do município: "Coxim é uma cidade que recebe muitos turistas. São pessoas que querem visitar o Pé-de-Cedro, o nosso museu, que querem pescar, fazer trilhas. Temos um bom fluxo de turistas. É de extrema importância que cuidemos de nossas crianças e essas isso vêm de encontro com anseio da nossa população, de proteger nossas crianças e jovens".
Tania Regina Comerlato, gestora de ações sociais da Fundtur explica que essa oficina é itinerante e faz parte de um programa abrangente: "Nós já estivemos aqui em setembro passado e agora estamos retornando para traçar um plano de enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Os gestores do turismo, a comunidade em geral, bem como os empresários, estão bastante envolvidos. Estamos desenvolvendo um plano estratégico de algumas ações para pensar em um turismo mais sustentável, um turismo que queremos para o futuro".
"Nos meios de hospedagem, os empreendedores e seus colaboradores devem se posicionar quando algum hóspede pedir alguma menina e dizer que este tipo de situação eles não aceitam aqui dentro da cidade. Os empresários de bares e restaurantes devem atuar na prevenção a todo e qualquer tipo de violência inclusive não realizando a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, também se posicionando que é uma lei. É preciso cultivar esta cultura da paz a cultura da não-violência. Há também uma preocupação no transportador de turismo: eles também devem se posicionar quando forem levar alguma criança na viagem,  pedir documentação, com foto desta criança, porque elas não podem viajar desacompanhada dos pais. Então com isso toda a cadeia produtiva do turismo vai estar contribuindo os diretos da criança e adolescente", explica Tania.
Bolivar Porto, integrante da equipe da Fundur explica que a instituição desenvolve várias atividades além de sua missão primordial, que é promover e fomentar a estruturação do turismo de Mato Grosso do Sul. "São programas como a oficina de Hospitalidade, o programa Cama-Café e este que estamos desenvolvendo em Coxim e todo o MS, de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra a mulher, entre outros", resume ele.
"O turismo é uma indústria que trabalha com gente. Somos um estado riquíssimo no potencial de natureza, com recursos pesqueiros e uma série de atrativos naturais que atraem o turista de fora. E o destino turístico precisa estar preparado para atender esse turista. O turismo em si só funciona se o turista voltar para a origem dele recomendando o destino para outras pessoas", explica Bolivar.

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.