Coxim mostra força política e fica com curso de direito no campus da UFMS
Sexta-feira | 19 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 14 de Março de 2018    08h10

Coxim mostra força política e fica com curso de direito no campus da UFMS

O curso de direito está próximo de Coxim e teve envolvimento da classe política local com o forte apoio do presidente da AL, deputado estadual Júnior Mochi.

Fonte: Cesar Rodrigues
Foto: Gerson Walber/ OAB MS

O curso de direito está próximo de Coxim e teve envolvimento da classe política local com o forte apoio do presidente da AL, deputado estadual Júnior Mochi. A OAB/MS através da Seccional, sob a presidência do Advogado Mansour Elias Karmouche,  também aprovou a criação do curso que será orientado pela reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Outras cidades importantes como Chapadão do Sul também  pleiteavam o curso 
A decisão foi sacramentada em solenidade realizada na OAB. As agendas foram viabilizadas com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB). Acompanhado do defensor Público, Cristiano Rochi Lobo, e do promotor de Justiça, Rodrigo Cintra, o vereador coxinense Franciel entregou uma carta proposta aos dois reitores.
O documento, em nome da câmara assinado por todos vereadores pedia a viabilização do curso de direito para uma das duas universidades públicas, assim como outros cursos: engenharia florestal, medicina e pedagogia. A proposta de viabilidade da implantação foi aceita porque  o curso de direito não exige grande estrutura laboratorial.
Além dos parlamentares, assinaram o documento representantes da Justiça estadual e federal, assim como do Trabalho, Ministério Público estadual e federal, Defensoria, Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar, Militar Ambiental, Procuradoria Estadual, Prefeitura e OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).
Coxim busca a condição de polo universitário, uma das possibilidades de alavancar a economia do município, que não pode atrair indústrias devido restrições da legislação ambiental.  Segundo o vereador Franciel juízes, promotores e defensores estão dispostos em dar aula, o que já é uma vantagem para a região. Destacou que esses profissionais também se comprometeram em viabilizar estágios para os universitários, contribuindo para o laboratório prático.
A proposta foi recebida com entusiasmo pelos reitores, que vão discutir essa possibilidade nas respectivas universidades. Conforme o parlamentar, uma cópia da carta proposta também será entregue ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ao finalizar, o vereador enalteceu o empenho de Juscelino Rocha, que é procurador do Estado e presidente da OAB em Coxim, assim como de Júnior Mochi. Além de Franciel, também participaram das agendas os vereadores Careca da Iluminação, Lúcia da AAVC, Mecias Alves e Odes da Silva, assim como o deputado estadual Eduardo Rocha.  

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.