Projeto "Jovem em Ação” orienta juventude coxinense para um futuro melhor
Terça-feira | 19 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Sexta-feira | 20 de Julho de 2018    12h25

Projeto "Jovem em Ação” orienta juventude coxinense para um futuro melhor

Buscar os jovens coxinenses para orientá-los sobre o futuro que é possível conquistar e para que passem por essa fase da vida sem grandes percalços é o objetivo que a Secretaria de Saúde do município tem com o projeto "Jovem em Ação".

Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

Buscar os jovens coxinenses para orientá-los sobre o futuro que é possível conquistar e para que passem por essa fase da vida sem grandes percalços é o objetivo que a Secretaria de Saúde do município tem com o projeto “Jovem em Ação”.
Com início na quarta-feira, dia 18 de julho, jovens de todos os bairros, participantes de grupos de jovens das igrejas católicas e evangélicas de Coxim foram convidados para participar da primeira etapa do projeto. Jovens de 13 a 21 anos participaram do encontro, que aconteceu durante o dia todo no salão da igreja Adna, com a presença de mais de 50 pessoas.
Compartilhando muito conhecimento, o evento levou aos jovens participantes palestras sobre diversos assuntos, com profissionais da psicologia, enfermagem e da Polícia Militar. De acordo com Marcia Marques, enfermeira coordenadora do programa “Saúde do Adolescente”, o intuito é formar jovens multiplicadores de ideias. “Junto com a equipe da Policlínica, nós preparamos o evento “Jovem em Ação”, que é um projeto envolvendo os jovens do nosso município para colaborarem com a vida dos demais jovens. Em 2018, o tema do “Jovem em Ação” é o uso de drogas, onde os jovens sairão capacitados para trabalhar o tema. No ano que vem, esperamos que esses jovens tragam as demandas deles para trabalharmos outros temas, de acordo com a realidade deles”, explica.
Lucimara Mourão, coordenadora da Policlínica de Coxim, explica que a ideia da Secretaria de Saúde é trabalhar com o jovem e aproximá-los da sociedade para que se tornem adultos responsáveis. “Hoje é um sonho que está se realizando. Eles serão nossos agentes multiplicadores. Eles são formadores de opinião, estão sendo capacitados para ajudar outros jovens e eles estão dizendo que precisam buscar os que estão precisando de atenção. Então, queremos trazer esses jovens para dentro da sociedade e mostrar que eles são capazes de conquistar seus objetivos, que eles podem. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para atender esse público nos diversos assuntos que eles precisarem”, afirma.
Célio Roberto da Silva, cabo da Polícia Militar e instrutor do curso para o “Jovem em Ação”, conta que os jovens participantes demonstraram o interesse em colaborar com a sociedade. “A gente pôde falar um pouquinho sobre as drogas, os riscos e consequências delas, o protagonismo deles na sociedade e sentimos eles bastante participativos”, diz.
Inês Sagrillo, psicóloga palestrante do “Jovem em Ação”, considera que os jovens têm oportunidade de fazer a diferença na própria vida e na do próximo. “Eles talvez ainda se encontram um pouco perdidos por termos muita coisa à disposição e aí no momento em que eles começam a se encontrar, que é através destas ações que são desenvolvidas para eles, começam a saber o que é de competência deles, eles passam a ser ainda mais protagonistas da própria história. E estes jovens estão aqui de coração aberto para trabalhar pelos outros”, observa.
Vitor Gabriel Fernandes, participante do “Jovem em Ação”, é da Comunidade Perpétuo Socorro e coordenador de Grupo de Jovens na Capela Saúde, prestando um serviço de evangelização com jovens da região. “Eu acho muito importante a participação dos jovens das igrejas de diferentes religiões, que estão se unindo em prol de um propósito no qual vai melhorar a vida dos jovens de Coxim. Essas ações mostram que o jovem tem o seu papel e a sua importância na sociedade e o Poder Público se preocupa com a juventude”.
Letícia Ejala, coordenadora paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acredita que buscar os jovens que estão necessitados trará benefícios além do imaginado. “A gente está prezando não só pela saúde, mas também pela educação dos jovens. Muitos deles, deixaram a escola muito cedo, meninas grávidas muito novas, então esse tipo de ação é essencial para mudarmos a realidade de quem está perdido”, diz.

 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.