Projeto Horta Caseira incentiva cultivo, alimentação saudável e combate à dengue
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 19 de Agosto de 2015    09h27

Projeto Horta Caseira incentiva cultivo, alimentação saudável e combate à dengue

O projeto de Hortas Caseiras tem por finalidade desenvolver no cidadão o gosto por uma vida mais saudável

Fonte: Ana Flávia Dorsa

O Jornal Diário do Estado lança na próxima semana o projeto Horta Caseira. A iniciativa decorreu mediante a direção e redação do jornal perceber a necessidade de buscar alternativas para melhorar o padrão da comunidade coxinense no aspecto de uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, mas não só isso, incentivando também a manutenção da limpeza nos quintais e terrenos urbanos.
Conforme o projeto que ganhou a simpatia do prefeito Aluízio São José, uma prática simples como o cultivo de  horta caseira trará muitos benefícios para a comunidade, pois com a limpeza dos terrenos para o cultivo,  será evitado os focos de doenças e proliferação de vetores nos quintais evitando assim a proliferação da dengue e leishmaniose além de ocorrência de animais peçonhentos.
De certa forma o projeto também contribuirá de forma social, trazendo para esses lares um pouco de educação ambiental, despertando nas comunidades, uma maior sensibilização, consciência e higiene. 
Segundo o idealizador do projeto, Rubens Dantas, o trabalho com a terra tira os jovens da ociosidade, além de promover o reconhecimento do ciclo da vida: plantar, colher e morrer.
Já o prefeito que apoia o projeto, se comprometeu a criar uma Feira Livre para aqueles que desejarem comercializar produtos.
O projeto de Hortas Caseiras tem por finalidade desenvolver no cidadão o gosto por uma vida mais saudável, onde ele colherá em seu quintal, parte do seu consumo, conhecendo assim técnicas simples que possibilitam melhoria da alimentação, variedade no cardápio aguçando seu paladar e ainda tendo uma renda extra. 
Grande parte do que é vendido hoje nos mercados de Coxim é produzido fora da cidade, especialmente nos estados de São Paulo e Paraná, portanto a horta pode gerar novas oportunidades locais.
Para participar do projeto é necessário que o interessado preencha as fichas de inscrição que estarão disponíveis na sede da AAVC e no Diário do Estado, assim também como nas escolas municipais e estaduais. O projeto terá três frentes: hortas caseiras, horta nas escolas e hortas nas igrejas.
CRITÉRIOS - Serão avaliadas as hortas mediante qualidade dos produtos, variedade da produção e a limpeza dos terrenos. Cada horta para participar deverá ter cinco tipos de produtos como, por exemplo: salsinha, cebolinha, alface, couve e repolho. 
Na modalidade caseira os ganhadores receberão Tablet, Computador, Celular e bicicletas. Na modalidade igrejas será um climatizador e um bebedouro. Já modalidade escolas a melhor levará uma piscina.
PARCEIROS: DES (Desenvolvimento Educação e Saúde), AAVC (Associação de Amigos Voluntários e Colaboradores) 47ºBI, APISCINAS, Prefeitura de Coxim, Câmara Municipal, Dom Antonino, Almic, Sindicato Rural de Coxim, Corpo de Bombeiros, Cointa, Juíz Federal - Odilon de Oliveira, Cirurgião Buco Maxilo Facial – Dr. Victor Hugo Pietnozka Rodrigues. Também apoiam a idéia a Band, FM Pantaneira, Tec Cell Sat, Posto Luzitano e Edição de Notícias. 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.