Bispo Dom Antonino recomenda que cada família coxinense produza sua própria horta
Quinta-feira | 25 de Abril de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Quarta-feira | 26 de Agosto de 2015    09h21

Bispo Dom Antonino recomenda que cada família coxinense produza sua própria horta

Dom Antonino disse que o projeto é importante não só para quem vai trabalhar nele, mas também para quem vai usufruir dele

Fonte: Ana Flávia Dorsa

O bispo Dom Antonino, primeira pessoa comunicada sobre a execução do projeto de Hortas Caseiras, recebeu nesta semana os coordenadores Rubens Dantas e a jornalista Ana Flávia Dorsa para dizer de sua admiração diante da ideia que conseguiu reunir sociedade, entidades e poderes. Aproveitando a oportunidade, declarou e a sua imediata disposição em ajudar na realização das produções. 
Qual a impressão sobre essa iniciativa que o Jornal Diário do Estado está promovendo na cidade?
Eu sempre participo de coisas que são de interesse comum. Esse projeto é importante não só para quem vai trabalhar nele, mas também para quem vai usufruir dele. As finalidades conforme conferi no objetivo descrito no projeto, é promover o consumo de alimentos saudáveis e a possibilidade da geração de renda familiar aos participantes. Destaco o valor social que ele desenvolve e o fato de ter conseguido a participação de várias pessoas e órgãos. Aqui não podemos contar com empresas grandes, devido às questões ecológicas e políticas, portanto precisamos buscar alternativas. Somos capazes de reverter a situação econômica da nossa cidade e darmos um passo. Somos bons para reclamar, mas agora está na hora de cada um assumir seu papel. Eu já estou com a minha hortinha pronta, estou fazendo a minha parte, estou dando o exemplo. Todos tem a possibilidade de produzir, todos tem um pedaço de terra perto de casa e graças à Deus temos terra boa, basta pequeno trato e correção, temos clima bom de sol e chuva. Nunca ouvi falar de grandes prejuízos por conta da chuva. Recomendo que cada família faça sua hortinha. Parabéns por este projeto que é certeza de sucesso e eu quero apenas colaborar.
A Feira Livre proposta pelo Prefeito de Coxim, Aluízio São José,  é um retorno que a gestão está dando à população participante do projeto. Você aposta nesta iniciativa também?
A feira livre é outra grande iniciativa que teremos na cidade, as famílias poderão comercializar e ainda ter um momento de confraternização a cada esquina.  Sempre vejo carros, caminhões vendendo coisas na cidade, e depois deixam o local com sujeiras e restos de alimentos. A Feira reunirá essas pessoas que poderão ter espaço apropriado para esse comércio de forma organizada. Esse trabalho tem que ser feito com dignidade, sem deturpar o meio ambiente, sem sujar a área urbana, para que todos possam usufruir.
O Papa Francisco está falando muito em ecologia, meio ambiente, principalmente na sua última encíclica. Esse projeto colabora com essa idéia de proteger o meio ambiente?
O papa está convidando a todo o mundo a cuidar dessa casa comum, do nosso planeta que é a casa de todos, temos que respeitar e usar com uma boa forma este lugar. O projeto promove essa consciência. Vale ressaltar que há alguns dias atrás, o Vaticano reuniu quinhentos prefeitos das grandes cidades do mundo. Do Brasil foi o prefeito do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte para falar disso, do meio ambiente. Tem que ser dado o primeiro passo, cada um tem sua responsabilidade. As grandes nações nem sempre se comprometem, o papa esta tentando reunir as pessoas para tratar desse problema, ele sozinho não conseguirá, mas com as dicas do papa talvez tenhamos a possibilidade da sensibilização das nações e assim façam sua parte, esperamos que ele consiga fazer isso. Quando se discute a cabeça muda e depois devem as mãos executar as obras. Precisamos realizar essa segunda parte. 

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.