Horta caseira é solução para quem busca alimentação sem agrotóxico
Quinta-feira | 28 de Março de 2024  |    (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
 (67) 3291-3668  |    67 99983-4015   
Expediente  |  Anuncie  |  Assine  |  Contato
Terça-feira | 29 de Setembro de 2015    10h38

Horta caseira é solução para quem busca alimentação sem agrotóxico

O consumo indevido de agrotóxico ou defensivos agrícolas como os fabricantes preferem chamá-lo, podem causar intoxicação das mais leves às mais crônicas

Fonte: Ana Flávia Dorsa

Está na moda viver uma vida saudável. As academias nunca estiveram tão lotadas, as roupas fitness vendem como água. A longevidade é a grande motivadora dos que estão ficando adeptos desse novo estilo, portanto o consumo de frutas e verduras aumentam a cada dia. 
Várias instituições respeitadas como a Organização Mundial da Saúde, recomendam que diariamente o ser humano deve consumir ao menos cinco tipos de vegetais, o que reduziria 25% o risco de morrer por qualquer doença.  
Diante disso, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha apresentando as propriedades das hortaliças típicas de várias partes do Brasil. Mas a questão é bem mais ampla, pois diante desse consumo, a preocupação é a ingestão de agrotóxicos. O Brasil lidera o uso de agrotóxico no mundo.
O consumo indevido de agrotóxico ou defensivos agrícolas como os fabricantes preferem chamá-lo, podem causar intoxicação das mais leves às mais crônicas. 
Mas diante desse quadro, muitos estão optando por cultivar seus próprios alimentos, evitando se alimentar na rua, cozinhando aquilo que produz e principalmente, higienizando a própria salada. A horta caseira tem sido uma saída para aqueles que não abrem mão de uma vida mais saudável. 

Dicas de alimentação:
- Dê preferência para cozinhar os alimentos no vapor; 
- Consuma brócolis; couve –flor e repolho, pois são mais resistentes e assim dependem menos de agrotóxicos; 
- Aproveite o alimento da época; 
- Não consuma alimentos com partes estragadas ou com coloração alterada; 
- Economize elaborando um cardápio e dê preferencia a alimentos da sua cidade onde saberá a referência. 
Já foi o tempo em que as hortas eram coisa da zona rural, agora até pequenos espaços, como varandas de apartamento já podem ser vistas como potenciais locais para se cultivar uma horta. Em Coxim, uma campanha lançada pelo Diário do Estado e AAVC está revolucionando esse conceito e premiando quem tiver essa iniciativa. As melhores hortas serão premiadas, incentivando assim uma vida mais saudável. Inscrições no Jornal Diário do Estado e AAVC. (fonte: Vida & Saúde)

www.diariodoestadoms.com.br
© Copyright 2013-2024.