• Painel de Controle
Domingo, 22 de Julho de 2018
Expediente      Anuncie      Assine

Coxim - Domingo

14ºMIN27ºMAX

Coxim - Segunda

20ºMIN31ºMAX

Coxim - Terça

18ºMIN30ºMAX

Coxim - Quarta

17ºMIN30ºMAX

Livro Vila Pequena - Causos, Contos e Lorotas da autora Gleycielli Nonato será lançado em Coxim
Cultura

              08/08/2017    13h16

Gleycielli Nonato é escritora, contadora de causos, poetisa, ativista e produtora cultural, ribeirinha das margens do Rio Taquari, pantaneira do Pantanal dos Payaguás, índigena da etnia Guató, coxinense e apaixonada pelas histórias e lendas de sua região. 

É membro da Academia de Letras do Brasil seccional Coxim MS ocupando a cátedra número 12. Autora do livro “Índia do rio- Poesias” Coxim MS 2012. Seus textos dão voz à cultura popular de sua região, seu estilo literário, manifesta a expressão dos elementos da natureza o respeito por elas, a identidade de seu povo e os direitos das minorias.

Sobre o livro Vila Pequena- causos, contos e lorotas - O livro Vila Pequena –Causos, Contos e Lorotas da escritora Coxinense Gleycielli Nonato é uma obra feita com o incentivo e financiamento do Fundo de Investimento Cultural do Governo do Estado de Mato Grosso Sul. Um livro de Histórias de pescador, os causos e as lendas de uma região rica em oralidade, com uma linguagem particular. 

A autora relata fatos reais ou não, lorotas de botequins, contos de moradores ribeirinhos, onde destacam a regionalidade folclórica dos moradores de Coxim. 

E é justamente este folclore que a escritora enfatiza neste livro ;  ilustrado pelo artista plástico, Wendel Bandeira, esta obra trás a valorização do folclore regional e do povo que a conta. Uma obra enraizada na simplicidade dos ribeirinhos, suas histórias e lendas.

“Contos, causos e lorotas, segundo livro de Gleycielli Nonato, põe em evidência o imaginário simbólico de um lugar marcadamente singular, como são os lugares pelos quais as águas passam. Situada às margens do rio Taquari, Vila Pequena é o chão de onde brotam as personagens de jeitos e trejeitos traduzidos em uma linguagem própria que ganha contornos regionais” (Geovana Quinalha –Habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Docente da UFMS / CPCX).

Sobre o lançamento 
O lançamento oficial com vendas do livro e sessão de autógrafos será realizado no dia 08 de Setembro no WOODSTOCK ACUSTIC BAR (Rua Floriano Peixoto, 359 - Centro, Coxim - MS , a partis das 19 horas. Com apresentações culturais de músicos coxinenses , contações de causos do livro, e exposições de desenhos do artista plástico Wendel Bandeira.


   
PUBLICIDADE
FB
PUBLICIDADE
Dinapoli
Contato
  • (67) 3291-3668
  • Formulário
  • Denúncia
  • www.diariodoestadoms.com.br
    Você está no melhor portal de notícias da região norte.